Pastel, uma criação dos imigrantes japoneses

O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, se originou na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos.


2
Foto: Ilustrativa

Pastel é um alimento composto por uma massa à base de farinha a que se dá a forma de um envelope, se recheia e depois se frita por imersão em óleo fervente. Originário da culinária brasileira, e de origem paulista, o pastel um dos alimentos mais frequentemente encontrados em carrinhos de rua e centros de comércio popular do Brasil.

O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, se originou na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos, no Estado de São Paulo, como uma adaptação dos rolinhos-primavera e dos guiozas da culinária chinesa e da culinária japonesa que adaptaram a receita original dos rolinhos-primavera aos ingredientes que tinham disponíveis no Brasil, substituindo ingredientes como o sakê por cachaça.


ouça o quadro

 


Segundo relatam algumas versões, os imigrantes japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.

A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumidos no Estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Na década de 1960, o costume espalha-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, espalhando-se o costume para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a década de 1970, quando se cria a primeira pastelaria de Blumenau.

Ingredientes – Massa para Pastel

  • 3 xícaras de chá ou 480 gramas de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 copo do tipo americano de água morna ou três quartos de xícara de chá
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de cachaça

Ingredientes – Recheio

250 gramas de carne moída refogada a gosto ou 250 gramas de queijo muçarela ralada no ralo grosso com tomate picado

Modo de Preparo – Massa para Pastel

Numa tigela, coloque 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de óleo, 1 copo do tipo americano de água morna, 2 colheres de chá de sal, 2 colheres de sopa de cachaça e sove bem até formar uma massa homogênea.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove por mais ou menos 5 minutos ou até a massa ficar homogênea.
Passe a massa no cilindro até ficar bem fina.
Com uma faca, corte retângulos ou discos do tamanho que preferir, coloque o recheio no meio e dobre a massa formando o pastel.
Com um garfo, aperte nas bordas para fechar bem.
Frite os pastéis em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente.

Sirva em seguida.

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

2 Comentários

  1. Pastel é uma delícia e come-se normalmente vários e com várias pessoas conversando entre si!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui