Patram e Fepam realizam vistorias após mortandade de peixes e espuma no Rio Taquari

Foram fiscalizadas quatro indústrias em Muçum, Encantado e Arroio do Meio


0
Material foi encaminhado a laboratório para análise(Foto: Divulgação/Patram)

Na terça-feira (20) a rádio Independente repercutiu a mortandade de peixes nativos encontrados às margens do Complexo Parque Náutico de Lazer de Roca Sales. A maioria era das espécies de pintados, jundiás, lambaris, traíras e joaninha, todos de tamanho pequeno e médio. Mortes de peixes também foram registradas no Rio Forqueta, em Arroio do Meio.

Para a reportagem, a Promotora de Justiça Especializada de Estrela, Andrea Almeida Barros, informou que exigiu a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) que realizasse uma vistoria com urgência. Oito dias após, na manhã desta quarta-feira (28), a Fepam, acompanhada da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Estrela (Patram), realizou uma fiscalização de lançamento de efluentes no Rio Taquari.

Fepam e Patram realizaram fiscalização em indústrias da região (Foto: Divulgação/Patram)

Conforme o Comandante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Estrela, sargento Adilson Brum, além da mortandade de peixes, a Patram recebeu a denúncia de que espumas estariam sendo lançadas no Rio Taquari. “Foram vistoriadas uma indústria no município de Muçum, duas em Encantado e uma indústria em Arroio do Meio”, conta o sargento. Segundo ele, foi coletado material das empresas e encaminhado a um laboratório para análise e laudo técnico.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui