“A pauta mais importante é preservar a vida dos gaúchos, sem fechar vagas de emprego”, diz novo presidente da Assembleia

Deputado estadual Gabriel Souza (MDB), de Tramandaí, foi eleito e empossado nesta quarta-feira; vice-presidente é a deputada estadual Kelly Morais (PTB), de Santa Cruz do Sul.


0
Deputado Estadual Gabriel Souza (MDB) é novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, aos 37 anos (Foto: Joel Vargas | Agência ALRS)

De forma híbrida, respeitando os limites de ocupação e as regras de distanciamento social, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) de Tramandaí foi eleito e empossado o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (3).

A sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora 2021-2022 ocorreu no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre. A cerimônia foi restrita ao público e transmitida ao vivo. A nova Mesa Diretora foi eleita com 51 dos votos favoráveis e um contrário, da deputada estadual Luciana Genro (PSOL). O presidente eleito tem 37 anos e é deputado estadual pelo segundo mandato.

O parlamentar agradeceu a confiança dos colegas. “A confiança que me depositaram haverá de ser honrada com a transparência e lealdade que sempre tive, com o respeito à divergência que sempre tive e com a mais sincera devoção à democracia que também sempre tive”, destaca. O novo presidente ainda disse que trabalhará para que a assembleia seja mais acessível a população. “Quero tornar a Assembleia mais acessível, seja nos meios presenciais ou digitais. Para que o cidadão se sinta mais representado e conectado com o nosso parlamento. Para que o cidadão possa interagir conosco. E para que o parlamento consiga cumprir sua função de atualizar o Estado”, declara.

Conforme o presidente, não se pode esquecer da economia e nem de preservar a vida das pessoas no enfrentamento da pandemia. “A pauta mais importante e urgente, sem dúvida, é continuar buscando preservar e salvar a vida dos gaúchos no enfrentamento da pandemia – sem quebrar a nossa economia, sem fechar vagas de emprego, mas sem também desrespeitar as regras sanitárias”, ressalta.

Juntos em favor do RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou da sessão solene desta quarta-feira no plenário 20 de Setembro. Antes da cerimônia, em entrevista para a TV Assembleia, ele disse que o deputado Gabriel Souza é um bom político para presidir a casa. “O deputado Gabriel Souza tem experiência, tem conhecimento, foi líder de governo num momento de grandes transformações do nosso Estado, de grandes mudanças que foram feitas no governo Sartori e no governo anterior, e nós damos sequência a uma agenda de grandes transformações para o Estado. Por isso tenho certeza que a coordenação dele será bastante exitosa e vamos trabalhar para estarmos sempre conjuntamente em favor do Rio Grande do Sul”, destaca.

Ernani Polo deixa a presidência

O deputado estadual Ernani Polo (PP), que era o atual presidente da Assembleia, fez seu discurso de despedida na tribuna. Agora ele passa a ser o segundo secretário da Mesa Diretora. O parlamentar disse que foi um desafio estar à frente do Legislativo em um período de pandemia. “Para mim assumir a presidência neste ano tão desafiador de enfrentamento da pandemia, foi uma missão e ao final dela só me resta a agradecer. Agradeço a Deus, a minha família, ao meu partido e a minha bancada do PP”, comenta.

Ernani Polo (PP), atual presidente, fez seu discurso de despedida na tribuna (Foto: Reprodução/ TV Assembleia)
Ernani Polo (PP), atual presidente, fez seu discurso de despedida na tribuna (Foto: Reprodução/ TV Assembleia)

O deputado desejou sorte ao novo presidente e disse que o parlamentar está preparado. “Mas hoje o discurso maior é do deputado e amigo Gabriel Souza, um político preparado, jovem promissor, um quadro qualificadíssimo para presidir a casa, desejo muito sucesso e conte conosco”, destaca.

Mulher na vice-presidência

A deputada estadual Kelly Morais (PTB) foi eleita e empossada como vice-presidente da Assembleia Legislativa. A parlamentar já foi vereadora e prefeita de Santa Cruz do Sul. Além disso, também já foi deputada federal. Ela disse que se sente honrada em mais um desafio na política. “Ser vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul representando o meu partido, a minha Santa Cruz, o Vale do Rio Pardo e todas as mulheres gaúchas que constroem o Rio Grande do Sul diariamente. Quero agradecer o nosso presidente, tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho para o povo gaúcho”, afirma.

Deputada Estadual Kelly Morais (PTB) (ao centro da foto) de Santa Cruz do Sul é a nova vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal )

Mesa Diretora

Os nomes que compõem a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no terceiro ano da 55ª

Legislatura:

Presidente: Dep. Gabriel Souza (MDB);
Primeira Vice-Presidente: Dep. Kelly Moraes (PTB);
Segundo Vice-Presidente: Dep. Luiz Marenco (PDT);
Primeiro Secretário: Dep. Valdeci Oliveira (PT);
Segundo Secretário: Dep. Ernani Polo (PP);
Terceira Secretária: Dep. Franciane Bayer (PSB);
Quarta Secretária: Dep. Zilá Breitenbach (PSDB)

Suplentes:

1ª suplente de secretária: Patrícia Alba (MDB);
2º suplente de secretário: Airton Lima (PL);
3° suplente de secretário: Sérgio Peres (Republicanos);
4º suplente de secretário: Jeferson Fernandes (PT)

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui