Pavilhão de fábrica dá lugar a prédio de escola em Teutônia

Novas instalações da Emef Professor Guilherme Sommer foram entregues na tarde desta quinta-feira (6), em cerimônia restrita por conta da pandemia.


0
Ato para marcar a inauguração teve a presença de autoridades (Foto: Natalia Ribeiro)

No Dia do Profissional da Educação, um novo motivo para celebrar. A Prefeitura de Teutônia fez a entrega, na tarde desta quinta-feira (6), da ampliação e do espelhamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Guilherme Sommer, no Bairro Canabarro. A melhoria garante a ampliação no atendimento dos alunos e ainda oferta espaços mais adequados e climatizados para a aprendizagem.


OUÇA A ENTREVISTA


 

Salas de aula e reforço, laboratórios de aprendizagem e informática, lavanderia, depósito, espaço para reuniões diretivas e sanitários masculinos e femininos. A nova sala traz valorização para a comunidade da Vila Popular que, na opinião da diretora da escola, Arminda Regina Mariani Hepp, merecia os reparos. “É uma satisfação vermos o ambiente novo, agradável e merecido”, disse.

O antigo pavilhão, antes uma fábrica de calçados, recebeu reforma completa no andar térreo, de 354,67 metros quadrados. O prédio ainda teve ampliação de 326,87 metros, possibilitando mais salas, bem como acréscimo na possibilidade de atendimento. A capacidade passou de 180 para 280 alunos. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Teutônia na década de 2000, mas apenas agora foi feita a reforma.

Secretária de Educação de Teutônia, Rosana Schneider Rührwiem foi a primeira diretora do educandário, em 1990. Ela ficou emocionada com a entrega do espaço. “Fiquei bastante emotiva. Fui a primeira pessoa, a primeira diretora. Fui tudo nessa escola, até fiz faxina e atuei na cozinha. Na época não tínhamos ninguém nessas funções”, lembra. Mesmo feliz com a entrega, Rosana lembrou a falta dos alunos, que, desde março, não frequentam o colégio devido à pandemia. Ela estima a retomada dos encontros presenciais para o mês de outubro.

Escola no Bairro Canabarro tem amplitude nos espaços interno e externo (Foto: Natalia Ribeiro)

No começo do período letivo de 2020 os estudantes chegaram a ocupar o novo prédio. Restavam ajustes na parte externa, que agora foram finalizados. O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), também lamentou que os alunos não estejam ocupando o novo prédio. Contudo, se disse feliz com a oportunidade. “Uma alegria muito grande num momento tão delicado como o que vivemos. É entregar a esperança de uma vida nova, em especial para quando nos encontrarmos novamente”.

Para evitar a aglomeração de pessoas, a cerimônia foi restrita. Ainda participaram o presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) Delmar Bruisma, o vice-prefeito Valdir Oliveira do Amaral (PSD) e o presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia Cleudori Paniz (PSD), entre outras autoridades. O investimento público na obra foi de R$ 1.006.729,69. O valor não leva em conta a aquisição de mobiliário.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui