Na manhã desta quarta-feira (12) a Polícia Civil (PC) e Brigada Militar (BM) de Lajeado desencadearam a Operação Carcará, visando o combate a roubos de veículos em Lajeado e a cargas de cigarros no Vale do Taquari.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão no Bairro Boa União, em Estrela, e nos Bairros Centro, Florestal, Moinhos e Carneiros, em Lajeado. O processo de investigação se estendeu por cerca de dois meses, resultando duas pessoas presas, de 25 e 32 anos.

Roubos de veículos
Em 23 de julho, no Bairro Moinhos, em Lajeado, foi subtraído um veículo Crossfox. Uma mulher saía do escritório em que trabalha e ates de adentrar no veículo foi abordada pelo criminoso armado, que levou o carro.
No dia 29 de julho, no Bairro Olarias, foi roubado um Cruze. A vítima também chegava para o trabalho quando foi rendida pelo criminoso armado, instantes após ter estacionado o automóvel, o qual foi levado.
O terceiro caso ocorreu no dia 5 de agosto, no Bairro Americano. Foi levado um Fiat Uno, também quando a proprietária chegava em seu local de trabalho. Nessa ação, o criminoso arrancou a vítima do carro, tendo ambos entrado em luta corporal. Ainda com a arma em punho, antes de sair com o automóvel, o criminoso agrediu e jogou a vítima ao solo.
O autor destes roubos foi preso durante a operação, na manhã desta quarta, em sua residência, em Estrela. Também foram apreendidas as roupas e a armas de fogo utilizadas nos crimes.
Roubos a cargas de cigarros
As ações dos bandidos contra cargas de cigarro ocorreram em datas diversas, tendo a prisão de hoje sido desencadeada após o roubo ocorrido no dia 27 de julho, no Bairro Olarias, quando após o crime, a Draco e a BM passaram a empreender buscas pelo veículo utilizado pelos suspeitos, um GM Onix, o qual foi recuperado no Bairro Montanha e, logo após, recuperada a carga roubada, com a arma e roupas utilizadas pelos criminosos, em um sítio que fica num balneário em Forquetinha.
Os demais roubos ocorreram em 25 de maio na Linha São José, em Estrela; 7 de abril na Trans Santa Rita, em Estrela; 3 de março na Linha Lenz, em Estrela; 21 de janeiro no Bairro São Cristóvão, em Lajeado; 13 de dezembro de 2019 na BR-386 em Fazenda Vilanova; e 28 de novembro do ano passado na RSC-453 em Cruzeiro do Sul.
A operação
A operação Carcará foi coordenada pela Draco de Lajeado, que tem a frente do delegado Dinarte Marshall Júnior e contou com a participação da BM de Lajeado, e delegacias de Polícia Civil de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul e Nova Bréscia.
Participaram da ação 13 policiais civis, oito policiais militares e dez viaturas. Foram duas pessoas presas e apreendidos: um revólver, seis aparelhos celulares e diversas roupas e objetos usados pelos criminosos nos roubos. MS