Pedágio previsto para Fazenda Vilanova poderá mudar de endereço

ANTT admite transferir a praça para Paverama.


0
Foto: Rodrigo Gallas / Arquivo Rádio Independente

A praça de pedágio projetada para ser instalada em Fazenda Vilanova, de acordo com a minuta do edital de concessão da BR-386, poderá mudar de endereço. Conforme a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) Cíntia Agostini, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aceitou a sugestão de transferir a praça do km 370 para km 375 da BR-386.


Ouça a reportagem


Com isso, o pedágio seria instalado na divisa entre os municípios de Paverama e Taquari. “A ideia é alocar a praça e pedágio de maneira que não divida nenhuma comunidade. Em Fazenda Vilanova, por exemplo, os moradores poderiam ter que pagar pedágio para atravessar o município. A preferência é por praças de pedágio próximas das divisas dos municípios. A mesma troca já aconteceu com a praça de Tio Hugo. Com a mudança na localização, evitaremos este tipo de problema”, explica Cíntia.

A presidente do Codevat reitera que a alteração não vai interferir na arrecadação de impostos por parte dos municípios lindeiros a praça de pedágio. “Os municípios vizinhos a praça de pedágio continuarão a receber o mesmo valor referente ao ISSQN, tendo em vista que o percentual dividido entre as cidades lindeiras é proporcional a extensão em quilômetros de abrangência do pedágio. Neste caso não vai mudar nada. O que pode acontecer é o município sede receber valores referentes a taxa de edificação do prédio”, revela.

Tarifa será assunto da próxima reunião

O grupo de discussão criado para debater assuntos relacionados a concessão da BR-386 volta a se reunir no dia 29 de junho em Brasília-DF. Na oportunidade será discutida e remodelagem do sistema de manutenção dos trechos pedagiados. “É um tema que interfere diretamente no preço da tarifa, que também será posto em debate”, comenta Cíntia. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui