Pela 1ª vez na história, Nepal fecha escolas devido a nuvem de poluição

Especialistas atribuem a poluição ao efeito combinado dos incêndios florestais em várias partes do país com as condições atmosféricas. Nuvem gerou transtornos para o tráfego aéreo


0
Nuvem de poluição encobre Katmandu, capital do Nepal, nesta segunda-feira (29) (Foto: Prakash Mathema/AFP)

O Nepal ordenou o fechamento das escolas devido à poluição do ar pela primeira vez em sua história. A capital, Katmandu, envolta em uma nuvem densa de partículas, é uma das cidades mais poluídas do mundo.

No fim da semana passada, Katmandu alcançou valores de mais de 300 no índice de qualidade do ar, o nível mais alto de alerta. “Decidiu-se fechar as instituições de ensino até sexta-feira. Pelo que sabemos, é a primeira vez que as escolas estão fechadas devido à poluição”, disse à AFP Deepak Sharma, porta-voz do Ministério da Educação.

O governo pediu à população que ficasse em casa. Especialistas atribuem a poluição ao efeito combinado dos incêndios florestais em várias partes do país com as condições atmosféricas.

A visibilidade reduzida devido à poluição afetou os voos no aeroporto de Katmandu, gerando atrasos de horas. O aeroporto chegou a fechar por algumas horas na última sexta-feira, informou um representante aeroportuário.

Neste mês, a vizinha China passou por transtornos devido a um problema semelhante: a pior tempestade de areia na década que atingiu parte do país e se misturou a partículas poluentes.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui