Pela primeira vez, todo RS fica em bandeira laranja; Vale do Taquari tem 4ª semana consecutiva

Governo do RS divulgou mapa preliminar na tarde desta sexta-feira (25).


0
Foto: Governo do RS / Divulgação

Pela primeira vez desde o início do programa de Distanciamento Controlado, em maio, todas as 21 regiões do sistema estadual foram classificadas como risco médio para contaminação de Covid-19, ou seja, estão em bandeira laranja.

Desta forma a região de Lajeado terá mais uma semana na classificação laranja. O mapa preliminar das bandeiras foi divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira (25), com live extraordinária do governador Eduardo Leite (PSDB). Na transmissão Leite disse que o programa foi colocado em execução “onde, no momento e na proporção em que era importante fazer as restrições”.

Em transmissão extraordinária o governador exaltou a importância do modelo (Foto: Reprodução)

O governador ainda falou que o resultado do mapa preliminar é uma “demonstração de sucesso no combate ao coronavírus no RS”. Apesar de celebrar o atual momento da doença no estado, com aumento de 11% no número de leitos de UTI adulto livres para atender a Covid-19, o governador pediu aos gaúchos que mantenham a prevenção à doença e que evitem fazer aglomeração.

Dados da região de Lajeado

O período de 18 a 24 de setembro, utilizado na atual rodada do programa, a 21ª, teve oito mortes e 499 casos da Covid-19 no Vale do Taquari. Na semana anterior, de 11 a 17 de setembro, foram quatro mortes e 504 casos. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam para acréscimo de 100% nos óbitos e queda de 1% nos testes positivos.

A média ponderada da região de Lajeado foi de 0,83. Para ingressar em amarela é preciso ter, no máximo, nota de 0,50. As melhores classificadas foram as regiões de Uruguaiana e Cachoeira do Sul, com média ponderada de 0,58. Cachoeira do Sul integra a macrorregião dos Vales, composta ainda por Lajeado e Santa Cruz do Sul. A última teve resultado de 0,70.

Desde 28 de agosto a região de Lajeado tem bandeira laranja no sistema, o que permitiu a retomada das aulas e também dos esportes coletivos amadores. Em 4 de setembro recebeu a classificação vermelha, que acabou sendo revertida com recurso.

Ao todo, o Estado avalia 11 critérios para determinar o risco de propagação do vírus, o que acaba refletindo na cor da bandeira: se amarela, laranja, vermelha ou preta. Desde o começo do programa, em maio, nenhuma das 21 regiões do Distanciamento Controlado recebeu a classificação preta, a mais grave no sistema.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui