Pella Bethânia recebe challenge coin “Jamais Esqueceremos” do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Instituição recebeu o reconhecimento por ter cedido a pousada e auditório para a corporação, que está utilizando os espaços como base operacional


0
Foto: Divulgação

A Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari recebeu do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo a challenge coin (moeda) “Jamais Esqueceremos”. A distinção foi entregue pelo comando da Força-Tarefa 06 à instituição, em reconhecimento pela cedência da pousada, auditório e demais espaços para a corporação paulista estruturar sua base operacional no Rio Grande do Sul durante o auxílio às buscas por pessoas desaparecidas na cheia histórica de maio.

A moeda de reconhecimento foi entregue na semana passada, durante a transição das forças tarefas. Na oportunidade, o comandante da Força-Tarefa 06, major Paulo Roberto Reis Teixeira de Souza, entregou ao coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, a moeda, conhecida como challenge coin, “Jamais Esqueceremos”.

Conforme o major, trata-se de um importante reconhecimento à Pella Bethânia por estar fazendo a diferença no trabalho dos bombeiros. “A Pella Bethânia abriu suas portas para acolher os bombeiros, oferecendo a eles um espaço digno de descanso após um dia cansativo de buscas, bem como uma estrutura completa para estruturarmos nossa base operacional. Isso sem contar o acolhimento familiar de toda a equipe. Tudo isso, jamais esqueceremos”, pontuou.

Dério Milke colocou que ceder o espaço da pousada para a corporação é a forma de a instituição contribuir com a região neste momento delicado. “Além do cuidado com os nossos residentes, cuidamos de quem cuida. E para nós é uma honra poder cuidar destes homens e destas mulheres que bravamente tem auxiliado o nosso Estado, oferecendo a eles e elas um espaço digno e um acolhimento familiar. Algo que também jamais esqueceremos. Com muita gratidão e alegria recebemos esta homenagem”, frisou.

A moeda foi instituída com a finalidade de distinguir personalidades civis e militares que tenham contribuído de modo relevante com o fiel cumprimento das missões relacionadas ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, seja de forma direta ou de forma complementar e de apoio às atividades da corporação. A coleção da série “Jamais Esqueceremos” contempla a seleção das 13 principais ocorrências atendidas pela corporação nos últimos 50 anos.

A challenge coin entregue à Pella Bethânia refere-se à ocorrência de 1º de janeiro de 2010, quando uma grande enchente atingiu São Luiz de Paraitinga (SP). As fortes chuvas inundaram o Rio Paraitinga, devastando diversas construções históricas, deixando mais de três mil pessoas desalojadas ou desabrigadas e levando uma pessoa a óbito. “A partir desta challenge coin desejamos manter viva a história, valorizando e reconhecendo não somente os policiais, mas também aos parceiros que nos ajudam a manter o ânimo forte e o trabalho aliado aos nossos valores: solidariedade, civismo, prontidão, honra, abnegação e honestidade”, enalteceu o major Reis.

Desde 30 de abril locada em Lajeado, a corporação, por meio da Força-Tarefa 05, transferiu sua base operacional do Vale do Taquari para a Pella Bethânia no dia 16 de junho, e permanecerá o tempo necessário para seguir auxiliando nos trabalhos de buscas na região. Junto à pousada da Pella Bethânia, os bombeiros têm as acomodações necessárias para a execução do trabalho, como auditório para a parte operacional e de estratégia, cozinha para preparo e realização das refeições, banheiros equipados com chuveiros e, é claro, quartos que possibilitam o descanso após um dia exaustivo de buscas das joias, como estão carinhosamente chamando as vítimas fatais. Além disso, os bombeiros ainda podem utilizar a lavanderia central e a academia da instituição.

As forças-tarefas disponibilizadas pelo estado de São Paulo são divididas em equipes, que se revezam a cada 10 dias. Atualmente, está na Pella Bethânia a Força-Tarefa 07, composta por 23 bombeiros que atuam em sete viaturas, quatro embarcações, drones, binômio (guia e o cão farejador) e o helicóptero Águia 12, da Polícia Militar de São Paulo. Nesta semana, assumem os trabalhos a Força-Tarefa 08. De 16 a 26 de junho, também estiveram na pousada oito bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. AI/JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui