Pelo menos dez pessoas já perderam dinheiro com criptomoeda em Lajeado

Delegada Marcia Scherer orienta: “se você for fazer um investimento desses, que seja com o dinheiro que sobra no final do mês.”


1
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

A criptomoeda é uma moeda virtual que está em pleno auge. Mas para investir é preciso muito cuidado, porque como no mundo real no virtual também há muitas pessoas mal intencionadas. De acordo com dados da titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado, Marcia Scherer, pelo menos dez pessoas já perderam dinheiro ao realizar investimentos em moeda virtual. Em um dos casos, um homem perdeu R$ 800 mil.


Ouça a entrevista

 


 

Segundo a delegada, há seis casos em que as vítimas investiram em empresas encontradas via anúncios no Facebook, com a promessa de entregar um rendimento de 5% ao dia. Isto é chamado de day trade: uma estratégia de operação avançada que é muito utilizada por operadores experientes. Ela consiste em comprar um ativo e vendê-lo no mesmo dia, buscando o lucro. Na média de trades, esse investidor ganha dinheiro vendendo ativos por um preço maior que o de compra.

Esta técnica é muito comum no mercado de investimentos, no entanto, salienta Marcia, “isto é coisa pra especialista de boa fé.” No começo, todos receberam o valor acordado, mas conforme o tempo foi passando o investimento foi sendo perdido, dia a dia. Conforme a delegada, a soma destes seis casos culmina em um prejuízo de mais de R$ 1 milhão.
“Mesmo o investimento sendo lícito, é muito perigoso. Se você for fazer um investimento desses, que seja com o dinheiro que sobra no final do mês, e não com o valor necessário para viver”, orienta.

Pirâmide

“Nos casos que estão chegando na nossa delegacia é pirâmide pura que estou vendo. Eles até usam a criptomoeda para dizer que você poderá tirar seu capital na moeda virtual”, explica.

No modelo tradicional de Pirâmide, os investidores oferecem aos interessados em realizar a aplicação de seu capital um pacote de moedas virtuais em início de operações, prometendo ganhos a longo prazo uma vez que a modalidade financeira começasse a operar. Enquanto isso, uma lucratividade menor e no curto prazo era obtida por meio do recrutamento de novos participantes.

Qualquer moeda exige confiança — em seu valor — e escalabilidade — mantém suas características conforme se difunde por um número de usuários maior. No caso de criptomoedas, como o bitcoin, a confiança pode desaparecer instantaneamente e as redes se tornam mais propensas a congestionamentos de tráfego de dados conforme o sistema se expande.

Isso não apenas coloca em xeque a finalidade de pagamentos individuais, também significa que a criptomoeda pode simplesmente parar de funcionar, resultando em completa perda de valor. Foi o que aconteceu em um dos casos relatados pela delegada Marcia, onde um “menino” realizava uma operação no sistema onde havia aplicado um alto valor: seu investimento desapareceu de repente.

Delegada instrui para investir com segurança

Marcia Scherer, delegada da DPPA de Lajeado (Rodrigo Gallas)

“As criptomoedas estão em plena valorização. Isso quer dizer que se tu colocar dinheiro em criptomoeda, esse dinheiro vai se converter em um valor muito bom, mas tu tem que entender que é um mercado de risco. E tu tens que investir com pessoas que tu conhece, e com pessoas jurídicas —empresas”, alerta e continua: “não é mentira que uma moeda se valorize 35% em um único dia. Dependendo da ação que tu compre de uma empresa ela pode supervalorizar em um dia, mas também pode cair no outro. É assim que funciona o mercado de capitais”, esclarece.

 

1 comentário

  1. Eu invisto na CREDMINER, á melhor mineradora de BITCOIN do Brasil e da América Latina, estou á mais de 1 ano e obtendo ótimos ganhos aqui, á empresa ganhou 2 prêmios da abravanetwok. 051 992391414.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui