Pensando nos grãos de inverno

Neste jogo de decisões sempre entra as condições climáticas, que, às vezes, não são favoráveis.


0
Aveia branca

Parece cedo, mas o produtor já deve ir pensando o que vai fazer depois de colher a safra de verão. Solo descoberto favorece a erosão, a água penetra menos no solo para recarregar nosso lençol freático. Importante papel na rotação de culturas e matéria orgânica no solo.
Bom número de agricultores planta aveia e azevém como pastagem, corte ou silagem. A forte produção de leite proporciona esta situação. Claro, neste jogo de decisões sempre entra as condições climáticas, que, às vezes, não são favoráveis.

Outra possibilidade tem se mostrado interessante: a produção de diferentes grãos neste período de inverno para a alimentação animal. Tradicionalmente, poucos produtores plantam trigo visando a panificação. E quando as condições climáticas não ajudam e a produção perde seu valor comercial com trigos de baixo peso hectolitro (menos 78), temos o triguilho. Este sim usado na alimentação animal.

Já houve anos que o saco de trigo tinha tão pouco valor que virou alimento para os animais. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Trigo em Passo Fundo e a de Aves e Suínos em Concórdia (SC) e de gado de leite (MG) já trabalham a bastante tempo com grãos para produção de inverno para panificação, cobertura do solo, rotação de cultura, e alimentação animal (aves, suínos e gado de leite) inclusive com cultivares recomendados.

Trigo duplo p. Tarumã

A extensão rural via Emater-RS tem também vários trabalhos com grãos de inverno e produtores colaboradores em diversos municípios do estado. Procurando na internet é possível acompanhar resultados e depoimentos de alguns. As empresas e cooperativas também tem suas atividades testes entre clientes e associados com bons resultados. E há listagem de cultivares indicados de várias empresas disponíveis na Internet.

A pesquisa da Embrapa tem trigo de duplo propósito BRS Tarumã usado como pastagem e depois para produção de grãos. Tradicionalmente, o trigo é plantado a partir de maio, este é antecipado em um mês e é de ciclo longo o que permite o gado pastar. Ou usar ainda para corte, feno ou silagem. Alguns produtores já testaram na região. E pelo que sei deu certo é se transforma numa alternativa interessante.

Outras partes do estado plantam cevada, BRS Elis, BRS Cauê, BRS Brau, com destino a cervejarias. Com o crescimento das artesanais poderia ser uma alternativa entre nós. Quem sabe um acordo entre as duas partes. Cevada produzida de forma orgânica e uma cerveja artesanal usando isto para comercializar. Seus resíduos podem alimentar animais.

Há também o triticale BRS Saturno (ciclo médio) que é o cruzamento do trigo com o centeio. O próprio plantio do centeio BRS Progresso, BRS Serrano poderá ser interessante fazer um teste na região. São alternativas de grãos para também ser usado na alimentação animal.

O plantio da aveia branca URS Corona, URS Altiva, URS Flete, são mais recomendadas com finalidade de grãos para a alimentação humana e animal. A aveia preta, BRS Madrugada, BRS Centauro, 139-Neblina e 29- Garoa tem o seu forte na rusticidade e produção de massa verde, mas, produzem grãos seriam de duplo propósito.

E entre as oleaginosas temos a canola híbrido originado da colza e é bom alimento de aves. Também a criação de pássaros em gaiola e viveiros usam ração com grãos e pode ser um bom comercio. Como dizem um “nicho” na região pois a canola vem de fora.
Possivelmente o produtor deve estar pensando e vai ter mercado para tudo isto. Acredito que sim. Falta milho, preço muito alto para preparo de ração, o mercado está atrás de proteína animal e para atender precisa de grãos. Será uma aposta.

Célula de Zinnia

Notícias agrícolas

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), nos Estados Unidos, usaram técnicas de laboratório para produzir rapidamente célula de madeira que levaria décadas na natureza. E ainda fazer crescer na forma que quiser como uma mesa, cadeira etc. Retiraram as células da planta de flores Zinnia elegans.

Dicas e eventos

As chuvas estão de volta e temos água para irrigar as plantas. Mas me perguntaram se era possível usar a água da máquina de lavar roupa? Sim com algumas ressalvas.

A água com sabão pode se tornar um bom inseticida se usado com cuidado.
A água do primeiro ciclo pode ser usada para limpeza de piso, calçadas, no banheiro etc. “Não” usar em plantas, hortas e jardins. É uma água com muito sabão e impurezas (sujeiras). A partir do segundo e terceiro…ciclos- água de centrifugação, pode ser usado com moderação como inseticida em plantas pulverizando uma vez por semana e nas horas menos quentes (anoitecer) funciona como inseticida ou repelente. Uso no combate de grilos, formigas e cupim colocando direto no ninho morre ou vem para fora e os passarinhos pegam. E pode usar como irrigação direta no gramado ou na base dos pés de frutas. Esta água pode ser guardada em recipiente fechado por no máximo dois dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui