Pera, perada e chá de pera

Ouça o comentário.


0
Foto: Ilustração

Os mais experientes se lembram do “chá de pera” ou ainda “segurar a vela”, quando um casal de namorados alguém ia junto para zelar pelos modos, moral e bons costumes. Costumava ser um irmão, tia solteira, avó…, mas é da pera fruta o nosso assunto de hoje.
Já a pera e o chá de pera como planta medicinal é recomendada para perder peso por ser rica em água e pobre em valor energético. Para quem pratica esporte é interessante por ter 12% de hidratos de carbono. Recomendado para diabetes. As fibras ajudam a diminuir o colesterol e melhorar a função intestinal. Rica em cálcio, recomendada para controle de hipertenção e doenças cardiovasculares. Nestes casos de saúde procure seu médico e ou a nutricionista.


ouça o comentário

 


Nas propriedades rurais e mesmo nas urbanas nas décadas de 50 e 60 muitas tinham em seus espaços pereiras plantadas. Quase sempre a pera d’água (mole) e a pera pau (dura).
Na safra era tradicional fazer a “schimiers” e a perada bem como a compota, formas de estocar para a entre safra. A mãe guardava a perada em caixas de camisa enroladas em papel celofane. Nos treinamentos da EMATER quando ocupávamos os seminários era tradição o chá de pera, quente no inverno e gelado no verão. Fazia parte da culinária dos irmãos e padres.

O cultivo da pera foi desaparecendo pela diminuição da produção acredito que por três motivos. O crescimento urbano tirou o espaço delas. A pereira tem técnica de poda se não podar ou fizer errado perde a produção. Produz ramos finos pouco produtivos chamados de “brindilas”. A poda correta produz “dardos” gemas de folha no primeiro ano e depois esporões que produziram gemas de flores/frutas que ainda pode se transformar em “bolsas” mais tarde produzindo também frutas. E a terceira como ela faz a polinização cruzada por falta de plantas polinizadoras não ocorre à frutificação. Há pereiras (variedades) indicadas para isto. Anteriormente mesmo sem querer pela quantidade plantada e o trabalho dos insetos acontecia à polinização.

Em caso de pomares comerciais ou mais elaborados e preciso plantar variedades indicadas conforme o clima da região. Elas precisam de frio (dormência) dependendo da variedade de 400 a 700 horas ou mais de temperaturas abaixo de 7,2°C. A EMBRAPA tem publicações a este respeito e se for partir para plantio consulte o Eng. Agr.

A principal praga das frutas é as mosca das frutas que pode ser combatida com ensacamento, aplicação de produtos (com receituário agronômico) e armadilhas pega-mosca com iscas semelhante à laranja (garrafinhas).

DICA: Chá de pera mais elaborado

Colocar na panela 250 g de açúcar, um pedaço de canela, 5 cravos, e uma maçã com casca picada e deixe queimar como caramelo. Depois coloque uma laranja descascada e cortada em fatias sem a parte branca, uma pera picada e uma fatia de abacaxi picada. Deixar cozinhar por cerca 10 minutos. Coloque dois litros de água e deixe ferver por mais 15 minutos. Coar o chá e esta pronto. Sirva quente ou gelado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui