Persista até alcançar o êxito 

A conquista pode estar muito mais perto do que você imagina 


0
Gustavo Bozetti, diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind (Foto: Rodrigo Gallas)

Durante mais de duas décadas trabalhando com vendas, pude experimentar inúmeras situações inusitadas e difíceis. Conto aqui uma das mais marcantes, pelo grau de humilhação envolvido. Era uma quinta-feira e eu estava em viagem desde a segunda.

A semana estava conturbada pois estávamos abrindo mercado em uma cidade onde as pessoas não conheciam nossa empresa. No início da tarde daquela fatídica quinta-feira, já cansado, visitamos uma empresa que trabalhava com peças automotivas. Lembro até hoje de ter aplicado nosso ciclo da venda passo-a-passo. Quando fiz as “perguntas avaliativas” para verificar se o cliente estava engajado, recebi como resposta aquelas palavras proferidas com grosseria e humilhação. Lembro de sair do cliente chateado, de entrar no carro, de comentar com meu colega que aquilo bastava para aquela semana e que iríamos embora. Estávamos desistindo de terminar nosso trabalho.

Minha mente já imaginava a chegada em casa ao entardecer, o chimarrão com minha amada esposa e o descanso merecido após uma semana difícil. Na última rotatória antes de sair da cidade, a consciência dominou minha mente e decidimos persistir. Lembro de ter rasgado o cartão de visitas do cliente grosseiro em mil pedaços e de ter jogado ele no lixo, juntamente com toda a raiva que eu sentia. Fizemos o retorno e paramos na primeira empresa que encontramos. Fizemos uma bela abordagem e saímos de lá com um grande contrato assinado. Esse fato aconteceu em 2012 e o cliente que nos contratou é, até hoje, um de nossos principais clientes. Mas por que compartilho essa história com vocês hoje? Porque as pessoas bem sucedidas possuem 3 características importantes em sua personalidade: a primeira delas é que pessoas bem-sucedidas sabem exatamente o que querem. A segunda é que elas sabem quanto custa o sucesso que buscam (e esse preço não é apenas financeiro). A terceira característica é a mais importante, porém é onde a maior parte das pessoas desistem: os bem sucedidos sempre pagam o preço.

Naquela tarde de quinta-feira, no ano de 2012, tive a comprovação de que devemos persistir até alcançar o êxito. Aquele foi um ponto de inflexão importante na minha carreira. Compartilhei essa história com riqueza de detalhes em várias palestras e treinamentos pois estive a um passo de desistir, mas decidi terminar aquilo que eu havia começado. E você? Já se deparou com situações semelhantes? Já teve vontade de desistir, mas a persistência te levou ao sucesso, ou para outro patamar? Conte-nos sua história, quem sabe ela pode inspirar alguém que esteja precisando. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Gustavo Bozetti (@gustavobozetti), diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui