Pesca de pintado passa a ser proibida em todo o Brasil a partir de setembro

Pela 1ª vez o peixe, também chamado de surubim, foi inserido na lista de espécies ameaçadas


2
Foto: Ilustrativa/Divulgação

O Ministério do Meio Ambiente listou, pela primeira vez, o surubim (ou pintado) (Pseudoplatystoma corruscans) como espécie ameaçada de extinção. Com isso, a pesca desse peixe está proibida em todo o Brasil, incluindo a atividade esportiva do “pesque e solte”. A medida, publicada no início desse mês, passa a valer a partir do próximo dia 5 de setembro.

O surubim, ou pintado, (Pseudoplatystoma corruscans), é uma espécie que se distribui em grandes e importantes bacias da América do Sul, entre elas: São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai. Também ocorre em mais quatro países além do Brasil: Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

De acordo com Luciana Carvalho Crema, coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental do ICMBio, é preciso saber diferenciar essa espécie de outras que também são chamadas de “surubim”.

“O surubim ameaçado é o popularmente chamado de pintado. A cachara (espécie distinta, mas também do gênero Pseudoplatystoma) apesar de ser chamada de ‘surubim’ não está na lista. Os surubins do Doce, do Paraíba do Sul, que pertencem a outro gênero de bagre, o Steindachneridion, também não. Ou seja, é necessário diferenciar essas espécies’”, conta.

Fonte: G1

2 Comentários

  1. Olá amigos…esse peixe não é surubim…isso é uma pirarara…peixe da bacia amazônica.

  2. Como fazer para evitar o pesque e solte de qualquer espécie uma vez que a isca para essa espécie é a mesma para outras ….e como saber se vem essa espécie na isca ….

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui