Pesquisa: maioria dos brasileiros relata piora na saúde mental em função da Covid-19

Para psiquiatra, isolamento elevado faz mais mal do que bem


0
Psiquiatra Rafael Moreno (Foto: Tiago Silva)

O médico psiquiatra Rafael Moreno comentou, no Direto Ao Ponto desta segunda-feira (19), uma pesquisa sobre saúde mental em meio à pandemia. Conforme um estudo feito pelo instituto Ipsos, 53% dos brasileiros relataram uma piora em saúde mental durante a crise da Covid-19. O índice é superior à média dos 30 países pesquisados. O Brasil está na quinta pior colocação.


ouça o comentário

 


De acordo com Moreno, as consequências da pandemia vão ser maiores do ponto de vista mental e comportamental do que físicas. Os problemas devem refletir em uma geração, pelo menos 10 anos, tanto em crianças e adolescentes como adultos e idosos, estima o psiquiatra.

Para Rafael Moreno, os dados expõem que o Brasil ainda tem uma rede de saúde mental deficiente, com pouco atendimento na área. Menos suporte ocasionam em agravamento dos casos. Não é fácil administrar essa situação, e dificilmente vai ter profissional para todo mundo, admite o médico.

Moreno analisa que o isolamento elevado faz mais mal do que bem. Por isso, ele defende que, com a vacinação, seja possível a retomada dos vínculos afetivos, com moderação, sem grandes aglomerações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui