Pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 devem restringir contato com animais, diz SES

Gata de Caxias do Sul testou positivo para o novo coronavírus


0
Foto: Ilustrativa / Pixabay

Após o relato de que uma gata testou positivo para o novo coronavírus em Caxias do Sul, e que morreu na madrugada desta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu uma nota com informações sobre contaminação de animais domésticos e a relação com humanos.

Conforme a SES, a recomendação é de que pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19, devem restringir o contato com animais mamíferos, incluindo aqueles de estimação. Se houver a suspeita de infecção nos animais, os mesmos devem permanecer em isolamento e um veterinário deve ser consultado. A SES explicou ainda que um pequeno número de infecções em animais já foi relatado em diversos países do mundo. “Várias espécies animais provaram ser suscetíveis à infecção com SARS-CoV-2, tanto naturalmente quanto/ou por infecção experimental.

Nenhuma espécie animal, no entanto, foi descrita como de importância epidemiológica na transmissão da doença ou na manutenção da pandemia”, explicou a nota. O parecer detalhou ainda que não há como afirmar que os animais sejam mais suscetíveis a alguma variante específica.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui