Pessoas responsivas demoram mais para evoluir

Elas acreditam ter todas as respostas enquanto possuem grande dificuldade de reconhecem que estão erradas


0
Gustavo Bozetti, diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS, no quadro Direto ao Ponto (Foto: Tiago Silva)

Faz anos que trabalho com educação corporativa e observo o “micro-comportamento” das pessoas. Um deles é a responsividade de cada indivíduo. Pessoas responsivas são aquelas que possuem respostas para tudo. São rápidas em responder, porém o fato de serem responsivas não significa que sua respostas estejam sempre certas. O que mais chama a atenção é que pessoas responsivas ficam mais expostas quando avaliadas pela sua real competência. Neste contexto, pessoas responsivas demoram mais para evoluir, pois acreditam ter todas as respostas enquanto possuem grande dificuldade de reconhecem que estão erradas.

Outro dia eu conversava com uma pessoa que precisava melhorar sua organização. A pessoa possui inúmeras qualidades, porém sua falta de organização estava gerando muito retrabalho, prejudicando demais sua produtividade. Dizia para ela que pessoas organizadas tendem a ser mais produtivas pois não perdem tempo procurando coisas que estão fora do lugar. No mesmo momento, a pessoa começou a justificar sua falta de organização citando uma série de outras virtudes que ela possui, se valendo de um sistema inconsciente de proteção do “ego”. Aqui mora o desafio. A pessoa misturou os assuntos, trazendo virtudes para disfarçar sua fraqueza. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Estávamos falando sobre organização, e não sobre os outros tantos aspectos que a pessoa já faz bem.

Pessoas responsivas são como solo argiloso recebendo uma semente nova. Por não permitir que a semente penetre no solo, ela acaba nunca germinando, consequentemente nunca gerando o fruto necessário. Pessoas que não sabem receber conselhos e nem orientações, acabam repetindo no futuro os mesmos erros do passado. São pessoas que terminam o ano do mesmo jeito que começaram.

Em compensação, pessoas que possuem humildade conseguem filtrar internamente o que vale e o que não vale a pena ser considerado. Elas escutam os conselhos e depois usam apenas aquilo que realmente faz sentido. É por isso que pessoas responsivas demoram mais para aprender do que as outras.

Tenho um amigo que recebeu o apelido de “Google”, uma vez que ele tinha respostas para tudo. Você conhece alguém que é responsivo na hora de receber um feedback? Conhece, também, alguém que tem dificuldades em lidar com quem acha que já possui todas as respostas? Então marque aqui a pessoa que merece receber esse recado. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Texto por Gustavo Bozetti (@gustavobozetti), diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui