Pneu furado em estrada do PI leva a descoberta de réptil inédito da Era Paleozoica

Pesquisadores da UFPI trocavam o pneu do carro no meio de uma expedição quando um deles encontrou o fóssil de uma espécie nova. Descoberta aconteceu em 2016, mas somente em 2021 a equipe concluiu o registro do novo animal.


0
Pneu furado na estrada levou à descoberta da nova espécie (Foto: Juan Cisneros/Arquivo pessoal)

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí descobriram, quase por acaso, uma nova espécie de réptil que viveu na Terra antes mesmo dos dinossauros.

Em 2016, a equipe do professor e paleontólogo Juan Cisneros estava em uma expedição entre as cidades de Palmeirais e Nazária, a cerca de 40 km de Teresina, quando o pneu do carro furou e, com a demora no reparo, o grupo acabou descobrindo uma nova espécie.

O registro da descoberta, entretanto, só foi feito em 2021, nesta terça-feira (12) — segundo o professor, a demora é comum no meio científico por causa da complexidade do trabalho, que pode levar anos para ser finalizado.

“Quando o pneu furou, éramos cinco homens. Quatro ficaram trocando o pneu, enquanto um continuou andando pelo local, resultando na descoberta desse fóssil. Se não tivesse acontecido isso, provavelmente não teríamos feito essa descoberta, a verdade é essa”, contou Cisneros.

A situação inusitada interferiu ainda na nomeação do animal: Karutia fortunata. “Karutia em língua timbira significa pele enrugada e com caroços. Escolhemos esse nome porque os ossos do crânio do animal estão cobertos por muitas rugas naturais. Fortunata refere-se ao fato de que foi uma descoberta afortunada”, disse.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui