Poço das Antas lidera proporção de casos de Covid-19 no RS

Dos 47 pacientes confirmados no município, 45 são oriundos de frigorífico.


0
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Poço das Antas

Poço das Antas, município do Vale do Taquari com 2,2 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE, lidera a proporção de casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Até esta segunda-feira (8) eram 47 pacientes confirmados na cidade, o que a leva a ter 2.240,2 casos a cada 100 mil habitantes. Antes a primeira colocação do índice era de Lajeado, que agora está em segundo, tendo incidência de 1.653,3.


OUÇA A ENTREVISTA


Dos casos confirmados no município, 95,7% têm ligação com o frigorífico de suínos da Languiru, instalado na cidade. A planta de 14,5 mil metros quadrados reúne cerca de 600 funcionários. Todos foram testados, a partir de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a empresa e o Ministério Público. Para o prefeito de Poço das Antas, Ricardo Flach, as medidas adotadas foram satisfatórias. “A Languiru realmente fez isso com bastante ênfase, o que foi muito importante para nós”, dita.

Entre os procedimentos adotados na indústria estão: uso de máscara, escudo facial, barreiras físicas entre os funcionários, distanciamento no refeitório, transporte, vestiário e sala de descanso, afastamento da população de risco e disponibilização de itens de higiene, como álcool gel, pia e sabão. As informações são do prefeito. A empresa preferiu não comentar a situação, mas disse que confia nos dados informados pela administração municipal e também pelo governo do Estado.

Para o prefeito, a pandemia está sob controle em Poço das Antas. Nesta segunda-feira havia 25 pessoas recuperadas e 22 em tratamento. Outras quatro, com sintomas gripais, são monitoradas. Elas não foram testadas. “Está controlado porque mediante toda a força-tarefa que a Languiru fez, testando todos os funcionários, não tem mais como aumentar os dados. Agora é só controlar. Acredito que não irá aumentar”.

Entre as 47 pessoas que já testaram positivo no município, apenas uma precisou de atendimento hospitalar. “Uma pessoa de Poço das Antas necessitou de internação e já está curada, mas não houve a necessidade de tratamento intensivo”, coloca o prefeito. A referência para o município é o Hospital Ouro Branco, de Teutônia.

Boletim da Secretaria Estadual da Saúde, publicado na primeira quinzena de maio, informou que Poço das Antas está entre os municípios gaúchos que já tiveram surtos do novo coronavírus em frigoríficos. A empresa testou todos os colaboradores e agora atua com força total, de acordo com a administração.

Para evitar a propagação da doença, trabalhos foram realizados com os grupos de risco, em especial os idosos, que representam boa parte da população. Para aqueles que recebem medicação de uso contínuo foram antecipadas doses de três meses, visando evitar a saída de casa e a aglomeração nas ruas de Poço das Antas.

Texto: Natalia Ribeiro

jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui