A fraude em boletos bancários já se tornou uma prática recorrente em Lajeado. Nesta semana uma empresa de veículos foi alvo dos criminosos. Recentemente a Prefeitura registrou um caso por falsificação na cobrança do IPTU. Conforme o delegado titular da Polícia Civil de Lajeado Juliano Stobbe, a situação preocupa, pois a investigação para esses casos é muito difícil.

“Preocupa muito a Polícia Civil pois a investigação é muito difícil. Provavelmente as pessoas que aplicam esses golpes conseguem as listas com os dados de clientes por meio de fraude eletrônica e repassam boletos para as pessoas solicitando o pagamento antecipado oferecendo um determinado desconto”, relata.


OUÇA A REPORTAGEM

 


O delegado diz que os criminosos normalmente são de outros estados. A principal recomendação é desconfiar de descontos muito elevados. Em caso de dúvida, as pessoas devem entrar em contato com a empresa. Além disso é preciso atenção para o endereço do e-mail que enviou a cobrança.

Delegado destaca que as pessoas devem estar atentas a ofertas mirabolantes. (Foto: Nícolas Horn)

Stobbe fala da dificuldade na recuperação dos valores. “A recuperação é difícil porque quase que imediatamente que o valor entra na conta do falsário, ela já é imediatamente redistribuído para outras contas de forma fracionada. A recuperação desse valor é altamente difícil”, comenta.

O delegado reforça a importância do registro para que a polícia possa buscar identificar os criminosos. Desta forma os bancos auxiliam nas investigações no sentido de apurar os autores do crimes. NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui