A fraude em boletos bancários já se tornou uma prática recorrente em Lajeado. Nesta semana uma empresa de veículos foi alvo dos criminosos. Recentemente a Prefeitura registrou um caso por falsificação na cobrança do IPTU. Conforme o delegado titular da Polícia Civil de Lajeado Juliano Stobbe, a situação preocupa, pois a investigação para esses casos é muito difícil.
“Preocupa muito a Polícia Civil pois a investigação é muito difícil. Provavelmente as pessoas que aplicam esses golpes conseguem as listas com os dados de clientes por meio de fraude eletrônica e repassam boletos para as pessoas solicitando o pagamento antecipado oferecendo um determinado desconto”, relata.
OUÇA A REPORTAGEM
O delegado diz que os criminosos normalmente são de outros estados. A principal recomendação é desconfiar de descontos muito elevados. Em caso de dúvida, as pessoas devem entrar em contato com a empresa. Além disso é preciso atenção para o endereço do e-mail que enviou a cobrança.

Stobbe fala da dificuldade na recuperação dos valores. “A recuperação é difícil porque quase que imediatamente que o valor entra na conta do falsário, ela já é imediatamente redistribuído para outras contas de forma fracionada. A recuperação desse valor é altamente difícil”, comenta.
O delegado reforça a importância do registro para que a polícia possa buscar identificar os criminosos. Desta forma os bancos auxiliam nas investigações no sentido de apurar os autores do crimes. NH