Polícia Civil alerta para golpes do “perfil falso no WhatsApp” e do “falso depósito do Pix”

A orientação é ligar para quem solicitou o dinheiro e confirmar a veracidade do pedido


0

Dois novos golpes foram adicionados ao aplicativo da Polícia Civil gaúcha, que alerta a população sobre alguns dos principais crimes ocorridos no Rio Grande do Sul. No caso do golpe do “perfil falso no WhatsApp”, os criminosos criam contas falsas no aplicativo e solicitam transferências em dinheiro para a conta de terceiros.

Os dados das vítimas e de seus familiares são obtidos, na maioria das vezes, por meio de um banco de dados ilegal. Nesse caso, a Polícia Civil alerta para que não se faça nenhum tipo de pagamento apenas por mensagens. Em caso de dúvidas, a orientação é ligar para quem solicitou o dinheiro e confirmar a veracidade do pedido. Outra forma de se manter mais seguro é configurando a privacidade do app para que sua foto de perfil apareça somente para os contatos salvos. Já no golpe do “falso depósito do Pix”, a vítima recebe uma notificação informando que foi realizada uma transferência via Pix para sua conta.

Nesse instante, o criminoso entra em contato com o alvo, alegando ter feito a transferência errada e pedindo para que o valor seja devolvido. No entanto, os golpistas realizam um agendamento do Pix. Ou seja, o dinheiro já notificado como recebido ainda não está na conta da vítima. Neste caso, quando ocorre a “devolução” dessa quantia, o alvo acaba perdendo o próprio dinheiro. A Polícia Civil orienta que a população sempre verifique se o suposto valor já caiu na conta e qual o nome da pessoa que enviou o dinheiro. AD/Polícia Civil


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui