Polícia Federal desarticula quadrilha de falsificadores de cédulas na capital

Operação para desarticular organização criminosa foi realizada na região Metropolitana de Porto Alegre


0
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21), a Operação Sólon, para desarticular organização criminosa responsável pelo derramamento de cédulas falsas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A investigação teve início em maio e identificou que o grupo criminoso utilizava um site de anúncios de produtos usados para repassar notas falsas de reais através da aquisição de televisores, videogames e smartphones. Na ação, 50 policiais federais cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão nas cidades Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e Imbé. Um casal, identificado como responsável pelo gerenciamento da atividade criminosa, realizava a compra de moeda falsa e foi preso.

A investigação aponta, ainda, para a participação do líder da organização em cerca de 40 grupos de aplicativos de mensagens destinados exclusivamente à prática de golpes variados, como geração de boletos falsos, falsificação de diplomas de instituições de ensino, compra e venda de cartões clonados e negociação de dados de terceiros para práticas de fraudes diversas. O investigado tem antecedentes por crimes de moeda falsa, roubo e receptação.

O nome da operação é uma referência ao estadista e legislador grego Sólon que foi o idealizador da “teoria da desvalorização”, que desvinculou o valor da moeda da sua composição pura em ouro ou prata. Com isso, criou “moedas falsas”. CC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui