Polícia Federal participa de operação nos EUA de combate a tráfico de animais brasileiros ameaçados de extinção

Suspeita é que ovos de peixe killifish tenham sido capturados no Brasil e enviados pelo correio


0
Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal (PF) participou, nesta quinta-feira (22), de uma operação nos Estados Unidos contra o tráfico internacional de peixes silvestres brasileiros. Foram cumpridos mandados nos estados de Maryland, Iowa e Los Angeles. Na casa de um dos alvos da operação, em Maryland, a polícia encontrou 200 tanques de peixes killifish – espécie ameaçada de extinção – mortos em aquários, além de centenas de ovos, conhecidos por resistirem a ambientes extremos e longos períodos de desidratação.

A PF acredita que muitos desses animais foram capturados em áreas públicas brasileiras. Os ovos e os peixes eram anunciados e vendidos pela Internet e entregues via correio. Segundo a Polícia Federal, os investigadores identificaram uma rede global de 84 suspeitos, em 24 países.

A corporação informou que, além da prática de ameaçar espécies que correm risco de extinção, o método de contrabando utilizado pelos suspeitos apresenta risco à saúde humana. As remessas de ovos e de peixes vivos eram contrabandeadas em condições deploráveis e são uma via potencial de transmissão de doenças, segundo os investigadores.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui