Policiais militares da Patram de Estrela vistoriam barragem após denuncia de mortandade de peixes

Fato ocorreu em Bom Retiro do Sul; peixes morreram por falta de oxigenação


0
Várias espécies de peixes, a maioria pintado, morreram por falta de oxigenação (Foto: Patram / Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (15), uma equipe da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Estrela se deslocou até o município de Bom Retiro do Sul, na Barragem Eclusa, a fim de verificar denuncia de mortandade de peixes na barragem.

No local foi feito contato com o responsável pela barragem que acompanhou a vistoria, sendo informado que um problema no portão da jusante que acaba prejudicando a travessia de barros, foi baixado o nível do rio a montante, e com isto várias espécies de peixes, a maioria pintado, morreram por falta de oxigenação.

Comandante da Patram, sargento Adilson Brum (Foto: Divulgação)

Conforme constatado pela Patram, a ação foi de forma irregular, os peixes deveriam ter sido removidos manualmente do local e não poderia ter intervenção mesmo que fosse emergencial. Ainda de acordo com a patrulha, deveria haver um plano de ação para evitar danos a fauna.

Ao analisar a Licença de Operação emitida pela Fepam, foi constatado que estava vencida, sendo assim, foi confeccionado uma notificação ambiental e termo circunstanciado para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Também foi informado a Promotoria e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), e posteriormente o referido relatório ambiental. AI/CS

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui