Ponte da BR-386 atingida pela explosão deve ser liberada nesta terça-feira

Pista passou por testes de carga e faltam últimos ajustes; desta forma, tráfego de veículos entre Estrela e Lajeado voltará a ser normal na rodovia com quatro pistas em duas pontes


0
Foto: Artur Dullius

Com os testes de cargas feitos nos últimos dias tendo resultados positivos, a CCR ViaSul deve liberar o tráfego de veículos na ponte norte sobre o Arroio Boa Vista, no km 350 da BR-386, nesta terça-feira (4). Em entrevista ao programa Redação no Ar, da Rádio Independente, na tarde desta segunda-feira (3), o gerente de atendimento da CCR Viasul, Diogo Stiebler confirmou a previsão. Se não ocorrer nesta terça, a liberação acontecerá nos próximos dias. Conforme a CCR, com certeza, antes do próximo domingo (9).

Com a liberação da ponte na qual ocorreu o acidente com a explosão de um caminhão carregado com combustível no dia 13 de março, toda a estrutura da “Estrada da Produção” poderá ser utilizada. A ponte, no sentido capital-interior, será liberada 52 dias após o acidente, que motiva longos congestionamentos em ambos os sentidos desde então.

Para que o trânsito seja liberado o quanto antes, agora as equipes trabalham na fresagem, aplicação de nova camada asfáltica e pintura das pistas. A CCR ViaSul é a concessionária responsável pelo trecho da BR-386 no Vale do Taquari.

Dois dias após o acidente, a primeira previsão de término da reforma da estrutura era de  quatro a seis meses. Após análises de equipes de engenharia, em 7 de abril, foi estipulado um novo prazo: 10 de maio. Porém a liberação ocorre ainda antes da segunda previsão.

Desde 16 de abril a ponte sul (sentido interior-capital) está totalmente liberada para trânsito em ambos os sentidos. Nos primeiros dias após o acidente, apenas veículos leves passavam sobre a ponte, que sofreu avarias em dos seus pilares de sustentação. Pouco depois, veículos pesados passaram a trafegar pelo local, mas apenas no sentido interior-capital.

A liberação total do tráfego beneficiará cerca de 33 mil motoristas que passam diariamente pelo local. Segundo os controladores de fluxo da CCR ViaSul, 25 mil dos 32.884 veículos que passam pelo local, em média diária em ambos os sentidos, são pesados, como caminhões e ônibus. Apenas 7.884 veículos (24%) que transitam diariamente entre Estrela e Lajeado são leves, como motos, carros e caminhonetes.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui