Ponte de Ferro deve ser mantida e via com duas pistas construída ao lado pode ficar pronta em dezembro

Novo projeto foi enviado pela prefeitura de Lajeado ao governo federal nesta terça-feira (11); segundo Maneco Hassen, há possibilidade do plano de trabalho ser aprovado até o final da semana


0
Maneco Hassen (Foto: Fernanda Kochhann / Arquivo)

A Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio, reconstruída por um movimento da iniciativa privada, deverá ser mantida pelas prefeituras dos municípios.

Inicialmente a proposta era construir uma via de concreto com duas pistas e possibilidade para a passagem de caminhões, utilizando os pilares da ponte histórica. Como ela foi restabelecida, a administração de Lajeado enviou um novo projeto ao governo federal, adequado para ser implantado ao lado da Ponte de Ferro. Se aprovado, isso exigirá que as obras iniciem do zero, prolongando o prazo de entrega para dezembro, em seis meses.

Em entrevista à Rádio Independente nesta quarta-feira (12), o secretário-executivo do Ministério de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, disse que todo valor será custeado pela União. De acordo com ele, o governo “em todos os processos de ponte tem liberado a integralidade do recurso solicitado pelos municípios”.

O novo projeto foi orçado em R$ 13.628.000 e já está sendo analisado por técnicos responsáveis. Como o primeiro plano de trabalho já havia sido licitado, a prefeitura de Lajeado deverá analisar a necessidade de iniciar um novo processo.

“A gente pretende aprovar esse plano o mais rápido possível, até o final da semana, quem sabe, e aí a prefeitura então iniciar o processo de uma nova licitação ou de adequação dessa licitação que já foi feita”, explica Hassen.

De acordo com ele, a estrutura deverá ser construída com cerca de 5 metros de altura a mais em relação à Ponte de Ferro, para evitar avarias em outras enchentes.

Por enquanto, o trânsito entre Lajeado e Arroio do Meio acontece para veículos leves por meio da Ponte de Ferro. A ponte do exército tem previsão de ser liberada para automóveis de até 80 toneladas no final de junho, também com a passagem de um veículo por vez. Já a ponte da ERS-130 deve ficar pronta até o Natal, data semelhante ao previsto no novo plano de trabalho elaborado pela prefeitura de Lajeado.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui