População do Rio Grande do Sul cresce cada vez menos, diz estudo

Dados são do estudo "Estimativas populacionais por idade e sexo dos municípios do Rio Grande do Sul".


0
Foto: Guilherme Almeida

O Rio Grande do Sul fechou o ano de 2019 com 11.377.239 habitantes. O número representa um crescimento de 0,42% em comparação a 2018. No entanto, são cinco anos consecutivos de curva na descendente. Ou seja, a população gaúcha cresce, mas cada vez menos.

Os dados divulgados nesta quarta-feira estão presentes no estudo “Estimativas populacionais por idade e sexo dos municípios do Rio Grande do Sul”, elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual do Planejamento. Outro registro de 2019 mostra que o crescimento vegetativo também está em queda.

O dado é a diferença entre nascimentos e óbitos, sem contar os movimentos migratórios. A taxa de mortalidade está estável no Rio Grande do Sul, enquanto a taxa de natalidade está em queda. O estudo estima que, a partir do final da década de 2030, a população gaúcha deve começar a reduzir.

“As estimativas populacionais por idade e sexo são fundamentais tanto para o Estado quanto para a iniciativa privada. O Estado precisa desses números para fazer o acompanhamento das taxas de matrícula e para distribuir o correto número de vacinas para cada região, apenas para citar dois exemplos. Já a iniciativa privada necessita para conhecer onde está o seu público-alvo, o que possibilita um melhor atendimento da demanda”, destacou o diretor do DEE, Pedro Zuanazzi.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui