Por que é vantagem para as empresas cultivar a amizade entre colegas de trabalho?

Dirce Becker Delwing faz uma reflexão sobre os ensinamentos do livro intitulado “O poder da amizade”


0
Foto: Reprodução/shutterstock

O trabalho entre amigos gera mais produtividade e traz melhores resultados para o negócio. Isso porque os profissionais pensam e criam melhor quando estão entre pessoas queridas do seu convívio cotidiano. Para comprovar isso, o pesquisador americano Tom Rath estudou o impacto das amizades em nossas vidas. Ele conduziu experimentos, analisou mais de oito milhões de entrevistas e transformou tais informações no livro intitulado “O poder da amizade”. Na obra, demonstra que, além de aumentar nossa satisfação geral com a vida, os amigos melhoram nossa saúde e sensação de bem-estar.

Segundo o autor, quem possui um grande amigo no emprego tem sete vezes mais chances de se dedicar ao trabalho. Por conta disso, há empresas que, inclusive, incentivam a indicação de amigos para o preenchimento de vagas.

O livro reflete ainda sobre a contribuição única que cada pessoa nos traz. “Alguns nos incentivam, outros elevam nossa autoestima, outros estão sempre prontos para colaborar”. Por outro lado é necessário entender que a amizade não é motivo para encobrir erros dos colegas, nem para pedir que eles façam isso por você, muito menos envolver você em atos que não condizem com as normas da empresa. Um bom amigo está ao lado da outra pessoa para motivá-la a dar o melhor de si, como ser humano e como profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui