Porto Alegre adere a projeto nacional para ampliar testagem do HIV

Ação possibilita que pessoa acima de 15 anos receba em casa kit para realização do exame, com privacidade e sigilo


0
Foto: Prefeitura de POA / Divulgação

Uma alternativa para a testagem do HIV entre homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo já está disponível em Porto Alegre.

A iniciativa, que prevê o envio de um kit para a realização do exame em casa, atende a pessoas com 15 anos ou mais. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os principais diferenciais do projeto são a privacidade e o sigilo. Isso porque os interessados no autoteste podem solicitar o material por meio do site, tendo a opção de receber o item pelos Correios ou retirá-lo em um armário instalado no shopping Total, na zona Norte da Capital. Se o exame resultar positivo para infecção por HIV, o participante terá a oportunidade de fazer o teste confirmatório no Centro de Saúde Murialdo, localizado no bairro Partenon.

O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, destacou que a iniciativa é importante porque as políticas públicas ficaram represadas em função da pandemia – controle do HIV, hepatite, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui