Porto Alegre e Caxias do Sul lideram lista de participação no PIB do RS

Capital responde por 17,1% do total do Estado


0
Foto: Alina Souza

Além de manterem a liderança no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul foram os municípios gaúchos que mais avançaram em participação na lista divulgada nesta sexta-feira (17) relativa ao ano de 2019. Os dados sobre a atividade econômica dos municípios destacam que a soma dos bens e serviços produzidos pela capital do Estado chegou a R$ 82,43 bilhões, 17,1% do total do RS e um aumento de 0,21 ponto percentual na comparação com o ano anterior.

Caxias do Sul terminou 2019 com um PIB de R$ 27,01 bilhões, 5,6% do PIB do RS e aumento de 0,18 ponto percentual em relação a 2018. Juntamente com Porto Alegre e Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Rio Grande, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Pelotas completam, em ordem, o ranking das 10 maiores economias do RS em 2019.

Na comparação com o ano anterior, a única novidade da lista foi a saída do município de Triunfo (10º lugar em 2018) e a entrada de Pelotas na mesma posição. No documento elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a lista dos cinco primeiros colocados em 2019 não teve alteração, enquanto Santa Cruz do Sul perdeu uma posição (6º para 7º), São Leopoldo ganhou quatro (10º para 6º) e Novo Hamburgo perdeu dois lugares (7º para 9º). Os 10 municípios de maior PIB do Rio Grande do Sul concentraram 41,9% do total do Estado.

Fonte: Governo do RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui