Porto Alegre tem 5 UTIs com 100% de ocupação; hospitais vão abrir mais leitos

Cardiologia tem demanda de pacientes da especialidade e enfrenta ocupação em várias áreas


0
Foto: Reprodução / Shutterstock

Porto Alegre chegou a ter nesta quinta-feira (10) cinco UTIs com 100% de ocupação, segundo painel da Secretaria da Saúde que é atualizado diariamente. A mais recente unidade a atingir ocupação total é a do Instituto de Cardiologia. As outras instituições que estavam com UTIs no limite eram os hospitais Moinhos de Vento, Ernesto Dornelles, Porto Alegre e Independência.

No fim da tarde, o número recuou a três com 100%de ocupação. Ernesto e Independência, administrado pela rede do Divina Providência, tiveram pequeno alívio, recuando à lotação de cerca de 95%, ainda bem elevada. Devido à superlotação que atinge diversas áreas, incluindo emergência, o Cardiologia, que é especializado em pacientes com doenças de coração, está com restrição nos atendimentos. Segundo a instituição, são atendidos apenas casos de risco de morte.

Em relação á demanda ligada à Covid-19, apenas cardiopatas com suspeita ou confirmação da infecção são assistidos no estabelecimento. Segundo o painel municipal acessado pela internet, são cinco casos ligados à pandemia na UTI do Cardiologia, sendo dois confirmados e três suspeitos. Das 49 vagas totais da unidade, 43 estão com pacientes. Seis leitos são bloqueados para receber doentes que passam por cirurgias, por exemplo, explica a instituição. Esta “reserva” de vagas é normal nas unidades nos hospitais, devido às diversas demandas na operação hospitalar.

Fonte: Jornal do Comércio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui