Portugal registrou recorde de mortes por Covid-19 pelo quinto dia seguido e passou de 600 mil infectados nesta sexta-feira (22), segundo números oficiais do governo. Foram 234 novos óbitos e 13.987 casos confirmados nas últimas 24 horas, o que elevou o total de vítimas para 9.920 e o de infectados para 609.136. O país registrou mais de mil mortes desde segunda, mais de 10% do total de vítimas de toda a pandemia. Na “primeira onda” da pandemia, entre março e abril, o recorde de óbitos em 24 horas foi de 37 vidas perdidas.
Escolas fechadas
O país de 10,3 milhões de habitantes já está sob lockdown desde a semana passada, e o governo português decidiu fechar todas as escolas do país a partir de desta sexta-feira, por 15 dias.
O primeiro-ministro português, António Costa, culpa a nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido para a explosão de casos e mortes.
“Em uma semana a nova variante se espalhou rapidamente”, afirmou o premiê em uma coletiva de imprensa. “Esta nova realidade requer novas medidas”.
As cantinas das escolas seguirão abertas para as crianças pobres e os pais de filhos menores de 12 anos receberão autorização para faltar no trabalho e receberão o equivalente a 66% do salário no período.
A Igreja Católica anunciou na quinta-feira (21) a suspensão de todas as cerimônias religiosas no país devido “à extrema gravidade” da pandemia.
Fonte: G1