Portugueses criam vacina contra covid-19 ingerida em iogurte ou suco

Imunizante, feito a bases de plantas de frutas e probióticos mudados geneticamente, está na fase de testes em laboratório


0
Foto: Divulgação

Cientistas do Instituto Politecnico do Porto, de Portugal, estão desenvolvendo um imunizante que poderá ser ingerido em um iogurte líquido ou no suco de frutas. A vacina comestível será feita a base de plantas de frutas e probióticos (alimentos com micro-organismos vivos, que ajudam à saúde) modificados geneticamente.

De acordo com Rúben Fernandes, biólogo do Laboratório de Biotecnologia Médica e Industrial do IPP e responsável pelo projeto, o diferencial para os imunizantes convencionais é que essa vai estimular a imunidade das pessoas e não a neutralização do vírus. A ideia surgiu no começo da pandemia, mas nos últimos seis meses o projeto começou a ganhar mais força.

Os cientistas estão na fase de testes in vitro (nos laboratórios) e o próximo são os ensaios clínicos em animais, que serão ratos, peixes e uma espécie de minhoca. Por enquanto, o estudo segue apenas com a modificação de probióticos para que a vacina seja viabilizada mais rápido.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui