Postos de saúde abrem no sábado para vacinação contra a gripe

Em Lajeado, quatro unidades atendem até as 17h.


0
A pequena Isabel, de 3 anos, moradora do Jardim do Cedro, foi imunizada pela manhã. (Foto: Natalia Ribeiro)

Unidades de saúde de todo o Brasil atendem neste sábado (13), Dia “D” de mobilização contra a gripe. O público-alvo da campanha é convidado a participar da campanha, que pretende imunizar os pacientes contra a doença. Cada município estabeleceu os locais e o horário de atendimento. Em Lajeado, quatro unidades funcionam até as 17h.


Ouça a reportagem


Os postos do Centro, Montanha, São Cristóvão e Olarias começaram a atender às 8h, com foco no grupo de risco: pacientes de doenças crônicas, crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, idosos (60 anos ou mais), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e indígenas. A novidade deste ano é a inclusão dos professores da rede pública e privada, nos ensinos básico e superior. “Esperamos atingir as pessoas que têm mais dificuldade de acesso e que não conseguem vir durante a semana”, relata a enfermeira coordenadora da Unidade Central, Luciana da Rosa.

No início da manhã, a procura era pequena. Foram disponibilizadas 1 mil doses para o posto de Centro. “Os contemplados que ainda não procuraram o serviço de saúde podem aproveitar esse dia e garantir sua dose. A campanha está chegando ao fim e a procura não está sendo grande”, comenta a profissional.

Foram aplicadas 163 doses no posto do Centro, 84 no São Cristóvão, 80 no Montanha e 58 na unidade do Bairro Olarias. Os números correspondem à contagem realizada às 16h do sábado.

O município prevê vacinar 20 mil pessoas, que pertencem ao grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Menores de 9 anos devem apresentar a carteira de vacinação. Confira aqui a lista com o atendimento no seu município. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui