“Potencializamos nossas ações de polícia ostensiva” diz comandante sobre início da Operação Papai Noel em Lajeado

Trabalho começou de forma efetiva nesta segunda-feira (6) e seguirá até o dia 31 deste mês devido ao aumento de circulação de pessoas no comércio da região


0
Foto: Gabriela Hautrive

Usando mecanismos de inteligência para garantir a segurança da população neste época do ano em que o comércio fica bastante movimentado devido a festas de Natal e Ano Novo, os policiais do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT) lançaram a Operação Papai Noel em evento por volta das 10h30 desta segunda-feira (6) em frente a sede do 22º BPM, em Lajeado.

O comandante do CRPO, tenente-coronel João Ailton Iaruchewski, fala que é um momento importante e que intensiva as ações já realizadas ao longo do ano. “Potencializamos nossas ações de polícia ostensiva no sentido de dar um melhor atendimento para o comércio do município, tanto para os comerciantes, como quem vem ao município fazer suas compras”.


OUÇA A REPORTAGEM


Comandante do CRPO, tenente-coronel João Ailton Iaruchewski (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o tenente-coronel, a Brigada Militar realiza um planejamento específico para esse tipo de atividade. “Incremento de policiais militares efetivamente na área comercial, mas jamais esquecendo de suas ações rotineiras na área de polícia ostensiva, ninguém ficará desassistido em razão da operação”, explica.

O efetivo da sede do comando regional, que tem suas funções basicamente administrativas, estarão contribuindo também com funções de polícia ostensiva. “Uma guarnição motorizada do nosso comando regional também irá atuar no município”, completa Iaruchewski.

Presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Lajeado, Aquiles Mallmann (Foto: Gabriela Hautrive)

O presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Lajeado, Aquiles Mallmann (Cascão), falou sobre a importância em ter o reforço efetivo para o comércio local. “A circulação de pessoas aumenta de 40 a 50%, muitas pessoas fazendo suas compras, vindo ver a decoração de Natal e circulando na cidade, então nos dá mais tranquilidade de trabalho e mais tranquilidade para toda comunidade”, ressalta.

Diante disso, o presidente reforça que a CDL é parceira da ação e agradece ao trabalho dos policiais. “Bravura, honestidade, uma competência muito grande em prol da nossa segurança de todos os lajeadenses”, pondera.

O lançamento da Operação Papai Noel foi feito na manhã desta segunda-feira (6) em solenidade em frente ao 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Lajeado. Além de policiais, participaram da ação representantes da CDL, Acil e o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, representando o prefeito Marcelo Caumo. Durante a cerimônia, que durou cerca de 30 minutos, o trânsito na Rua Júlio May, em frente ao BPM, foi bloqueado, com sinalização feita pelo Departamento de Trânsito. Também está na agenda da Brigada Militar duas operações durante o mês, com o apoio de aeronaves, para reduzir os índices criminais.

Operação Golfinho

O CRPO-VT será o comando local da Brigada Militar menos afetado, proporcionalmente, com a cedência de brigadianos para compor o efetivo destinado à Operação Golfinho, no litoral gaúcho. A afirmação é do oficial que lidera o CRPO-VT, tenente-coronel João Ailton Iaruchewski. Conforme ele, em entrevista ao Redação No Ar na terça-feira (30), o comando cederá 12 militares, sendo 4 de Lajeado. Iaruchewski diz que será 3% do total de policiais que tem à disposição.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui