PPGAD da Univates abre inscrições para mestrado em parceria com a faculdade do Mato Grosso do Sul

Atividades ocorrem no Mato Grosso do Sul


0
Foto: Tuane Eggers/Divulgação

A Univates, em parceria com a Faculdade Novoeste, da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, oferece o Mestrado Interinstitucional (Minter) do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) na região Centro-Oeste do Brasil. Por meio da iniciativa entre as instituições, professores e pesquisadores da Univates realizarão atividades de ensino, pesquisa e extensão na estrutura da Novoeste, atendendo à comunidade local por meio da ampliação da oferta de qualificação superior na área da pós-graduação Stricto Sensu na região. As inscrições estão abertas para o processo seletivo de 20 vagas de mestrado até o dia 28 de maio de 2021.

O diretor-geral da Faculdade Novoeste, professor doutor Rodrigo Pereira, relata que a instituição se preparou para poder realizar a oferta do Minter em conjunto com a Univates, com o objetivo de entregar à comunidade sul-mato-grossense “a melhor experiência possível em um programa de mestrado, em uma parceria relevante, altamente significativa à Faculdade Novoeste e a comunidade sul-mato-grossense”, diz. “A parceria com a Univates consolida nossa seriedade para com a educação de nível superior, potencializa nossa ação acadêmico-pedagógica, sobretudo quando da oferta de um mestrado com características multidisciplinares”, relata Pereira.

A oportunidade também constitui-se como um incentivo para o aprimoramento da oferta educacional na pós-graduação para a Novoeste, que já tem histórico na área da pós-graduação Lato Sensu. “Estamos reafirmando o protagonismo e ousadia de nossa instituição, sustentados pela seriedade, experiência e legado de uma das maiores instituições de ensino do país, a Univates”, comemora Pereira.

De acordo com a coordenadora do programa, professora Neli Teresinha Galarce Machado, a possibilidade de oferecer o Minter reforça a qualidade do programa da Univates. “A oportunidade de ter o convênio aprovado com a Novoeste é uma excelente forma de divulgar um programa da área das ciências ambientais, além de promover a difusão e popularização do conhecimento científico com fim de formar profissionais qualificados. Além disso, reforça a qualidade do nosso programa, que é altamente qualificado com avaliação 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes)”, salienta.

A expectativa é que as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos do Minter do PPGAD possam abordar temas voltados às demandas da região de Mato Grosso do Sul. “A educação superior em nível Stricto Sensu é parte indispensável ao desenvolvimento de capital intelectual e, como consequência, do aprimoramento das áreas que tangenciam o estudo, a extensão e, preponderantemente, a pesquisa multidisciplinar desenvolvida pelos programas”, destaca o professor Rodrigo. “A Univates, ao socializar sua expertise e conhecimento produzindo no decorrer de mais de cinco décadas, contribui de maneira indelével ao processo de maturidade e desenvolvimento de nossa Faculdade, que nasceu sob uma perspectiva inovadora e disruptiva, e faz dessa parceria parte de seu protagonismo no cenário da educação superior sul-mato-grossense”, finaliza.

Inscrições para o Minter

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site univates.br/ppgad. A taxa de inscrição é de R$100,00. Os resultados serão divulgados em 28 de junho e as aulas iniciam em agosto de 2021. As informações completas sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail ppgad@univates.br.

O que é um Minter

Um Minter é uma parceria interinstitucional entre duas instituições de ensino superior, que permite que exista a oferta conjunta de cursos de mestrado, com objetivo de possibilitar que programas de pós-graduação bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC) possam viabilizar a formação de mestres em áreas diferentes dos grandes centros do País.

O PPGAD

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) é o mais antigo da Univates. O PPG já titulou centenas de mestres e doutores. Ele tem por objetivo promover visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas ligados à área ambiental. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui