PPGBiotec da Univates tem dois de seus pesquisadores listados em ranking dos melhores da América Latina 

Doutores Raul Sperotto e João Antonio Pêgas Henriques são citados 


0
Foto: Nicole Morás / Divulgação

A organização independente Alper-Doger (AD) Scientific Index divulgou o ranking dos 10 mil cientistas mais influentes da América Latina, no qual figuram os professores doutores Raul Sperotto e João Antonio Pêgas Henriques, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates.

Conforme a AD descreve, o processo metodológico de cálculo é realizado por meio de um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cada pesquisador. Além disso, ela fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos pesquisadores afiliados.

O AD Scientific Index revela os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de profissionais que atuam com pesquisa, baseado em valores do índice i10, índice h e em pontuações de citações no Google Scholar. São listadas 13.541 universidades de 206 países ou regiões do mundo. Figuram na lista 708.676 cientistas.

O índice i10 representa o número de publicações de um pesquisador com no mínimo dez citações e o índice h é o resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador.

Conheça os pesquisadores

João Antonio Pêgas Henriques – Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); mestre em Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Docteur D ́État et Sciences Naturelles no Institut Curie – Univesité Paris XI, França; e pós-doutor pelo Institut für Mikrobiologie, da J. W. Goethe Universität, Frankfurt, Alemanha. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1993, atualmente pesquisador sênior, e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, na área de Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Biofísica e Bioquímica e Genética Molecular e de Microorganismos, atuando em radiobiologia, fotobiologia e em reparação de DNA em diversos organismos. Atualmente estuda as proteínas implicadas na reparação das pontes intercadeias induzidas no DNA pelos agentes alquilantes e derivados de cisplatina e os mecanismos moleculares do reparo de danos ao DNA gerados por novas drogas anticâncer. É pesquisador e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates.

Raul Sperotto – Graduado em Ciências Biológicas; mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular; e pós-doutor em Botânica pela Ufrgs. Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, na área de Ciências Agrárias. Atualmente é professor adjunto da Univates, pesquisador e orientador no PPGBiotec. Tem experiência nas áreas de Genética, Bioquímica, Biologia Molecular e Fisiologia Vegetal, atuando principalmente com respostas de plantas a estresses abióticos e bióticos, homeostase de metais e biofortificação em plantas de arroz. É editor das revistas Frontiers in Plant Science, Frontiers in Microbiology e BMC Plant Biology.

Inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) está com processo seletivo aberto para 29 vagas de mestrado e 12 vagas de doutorado. Por meio das áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas. As inscrições ocorrem até o dia 19 de novembro. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui