Prédio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer de Estrela começa a ser reformado

Primeira fase da reforma deve levar 15 dias para ser concluída


0
Foto: Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), deu início à obra de recuperação do prédio que abriga a pasta e o Núcleo Cultural. A “Casa Rosa”, localizada na Rua Marechal Floriano, permanecerá com a mesma cor, em respeito a tradição que se criou ao redor do prédio. Esta fase dos trabalhos, concentrados na limpeza e pintura da edificação deverá durar cerca de 15 dias, prevendo a recuperação dos espaços interno e externo.

Nesta terça-feira (31) a limpeza externa e a etapa lixação do espaço tiveram início. “Por ser uma construção histórica, este prédio merece a manutenção adequada, que valorize a casa, por sua importância. Esta ação ajudará na preservação da história de nosso município”, destaca a titular da pasta, Carine Schwingel. Durante o período de limpeza e conservação do prédio, será executada a recuperação da construção que data de 1925, assim como a pintura do prédio, nas áreas externa e interna.

A revitalização do imóvel, que foi incorporado ao patrimônio do município no ano de 2000, faz parte de um conjunto de ações da Secel, cujo objetivo é preservar a história e a cultura estrelense. “É a nossa contribuição para que gerações futuras possam conhecer a cultura e entendam a importância do patrimônio arquitetônico de nossa Estrela. Prédios como este fazem parte da nossa vida”, complementa a secretária.

Saiba mais

O prédio da Secel foi construído em 1925, pelo empresário Helmuth Fett. Reconhecido fabricante de banha e manteiga, Fett exportava o produto estrelense para a Inglaterra. No entanto, um incêndio em 1928 acabou com a fábrica, incidente que desanimou o empresário. Anos depois ele e a família mudaram-se para Porto Alegre e a casa foi vendida.

Utilizada como moradia e comércio, desde 2000 a propriedade foi adquirida pelo município. Dois anos depois, em 2002, foi transformada em Centro Cultural Bertoldo Gausmann. A partir do ano de 2009, o espaço foi transformado em secretaria municipal, que seguiu abrigando a Cultura até os dias atuais. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui