Prédio próprio e espaço amplo: nova sede do Cras qualificará atendimentos e atividades em Lajeado

Cras Espaço de Todos Nós no Bairro Santo André foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (3). Antigo local era alugado e com área física limitada no Bairro Planalto


0
Após o desenlace da fita inaugural, a comunidade foi convidada para conhecer o novo prédio (Foto: Gabriela Hautrive)

Um espaço de propriedade da Prefeitura de Lajeado, mais amplo, com cerca de 386m² e que permitirá a prática de diferentes atividades aos usuários. Assim é o novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Espaço de Todos Nós, serviço que integra a Secretaria do Desenvolvimento Social (SMDS), que funcionava no Bairro Planalto e foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (3), agora na Rua Palmeirinhas no Bairro Santo André, ao lado do ginásio do bairro. Para fornecer uma melhor estrutura, o prédio passou por reformas. O piso e o telhado foram substituídos. Além disso, foi feita a pintura interna e externa, bem como foram instaladas novas aberturas, divisórias e colocado um novo forro.


ouça a reportagem

 


Parte do mobiliário existente do antigo Cras será utilizado no espaço e novos móveis e equipamentos estão sendo adquiridos pelo município. Conforme a coordenadora do Cras Espaço de Todos Nós, Josiane Pezzi, o local possibilitará a realização de diferentes atividades, já que a casa no Bairro Planalto era locada e com espaço físico restrito. “Não conseguíamos desenvolver atividades coletivas, os grupos em diferentes das faixas etárias, nos atendemos desde gestantes, crianças, bebes, idosos, e as atividades, muito por conta da pandemia, ficaram restritas”, relata.

Coordenadora do Cras Espaço de Todos Nós, Josiane Pezzi, e vice-presidente da comunidade do bairro, Rogerio Wentz (Foto: Gabriela Hautrive)

O foco principal, segundo Josiane, será as atividades coletivas. “Por termos essa espaço privilegiado e a área externa”, completa.

A coordenadora também relata que o momento é de muita alegria e irá proporcionar um serviço com ainda mais qualidade para os usuários e comunidade lajeadense. “Uma estrutura onde as pessoas podem ser acolhidas, área externa e equipe qualificada.”

O novo endereço conta com acessibilidade, recepção, sala de equipe técnica, sala de coordenação, três salas de atendimento, duas salas para grupos e oficinas. Além de cozinha, banheiros, espaço externo com pátio e um campo de futebol. O Cras pode ser acessado tanto pela Avenida Rio Grande do Sul quanto pela Rua Rio de Janeiro.

VÍDEO: Conheça parte da estrutura externa do novo prédio

O vice-presidente da comunidade do Bairro Santo André, Rogerio Wentz, entende que o novo espaço será muito positivo para população local. “Existem várias pessoas que ocupam o espaço, então com certeza para comunidade ficou muito mais fácil.” O líder comunitário também se colocou a disposição para trabalhar em conjunto com lideranças municipais e buscar cada vez mais melhorias ao bairro.

O evento de inauguração contou com a participação do grupo vocal de idosos Alegria e Amizade do Cras Espaço da Cidadania do Centro que realizou a abertura da cerimônia com apresentações musicais e chamando o público para cantar junto.

VÍDEO: Apresentação do grupo vocal de idosos Alegria e Amizade

 

Além da comunidade local e funcionários do Cras, se fizeram presentes no evento o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

A secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Céci Maria Rodrigues Gerlach, agradeceu a todos os envolvidos no trabalho, disse estar emocionada com a conquista do novo espaço e em um resumo sobre a história do Cras, destacou que “para esse momento acontecer, muitas mãos ajudaram”. Após o desenlace da fita inaugural, a comunidade foi convidada para conhecer o novo prédio.

Saiba mais

O Cras é um equipamento da assistência social do município, configurando-se como um serviço de proteção social básica. É destinado ao acolhimento de famílias e indivíduos, onde são ofertados serviços, programas e projetos que visam a prevenção e proteção social.

Executa o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) no qual são acolhidas e acompanhadas as famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo que este acompanhamento pode ser realizado de diversas maneiras, como acolhida, atendimento individualizado, atendimento e acompanhamento em grupos, oficinas de Paif, encaminhamentos, visitas técnicas domiciliares, interlocução com a rede socioassistencial, benefícios eventuais, entre outros. O Cras Espaço de Todos Nós abrange o atendimento de pessoas que residem nos bairros Campestre e Centenário.

Atendimento

Horário: de segunda a quinta-feira das 7h30 às 12h, e das 13h às16h30, e na sexta-feira das 8h às 14h. Telefone: (51) 3982-1133; Celular e WhatsApp: (51) 9 8038-2746.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui