Prédio que abrigará o Laboratório de Inovação Governamental- LabiLá e Social recebe obras de reforma

Um galpão alugado pela Prefeitura de Lajeado, situado em frente à Praça do Chafariz, está passando por remodelação


0
Foto: Divulgação

Um espaço dedicado a promover a inovação, a cocriação e a testagem de novas ideias está ganhando forma em Lajeado. Um galpão alugado pela Prefeitura de Lajeado, situado em frente à Praça do Chafariz, está passando por remodelação para abrigar em breve o LabiLá – Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado. A expectativa é abrir as portas do Laboratório à comunidade até o final do ano.

Neste primeiro momento, estão sendo feitas reformas estruturais na parte interna do galpão, realizadas pela proprietária do imóvel. Paredes, esquadrias, piso e telhado serão remodelados a fim de organizar melhor os espaços do local. Além disso, serão construídos sanitários e um mezanino, que terá vista para o jardim. Quando as obras forem finalizadas, o município iniciará a execução do projeto de interiores, elaborado pela Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan).

O espaço, que terá 464 metros quadrados, contará com recepção, oficinas de aprendizagem, espaço de trabalho compartilhado (coworking), área de alimentação, sala de conferências, além de espaços de lazer e pátio aberto. A ideia é criar espaços convidativos e criativos, desenvolvendo mobiliários funcionais, adaptáveis a usos variados. É o que explica Camila Bratti Volken, do setor de Projetos da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), uma das responsáveis pela elaboração do projeto.

“O objetivo foi tornar os ambientes integrados, com layout flexível, possibilitando diversas ocupações. A proposta do projeto busca transformar o espaço, de caráter industrial, em um ambiente agradável, descontraído, proporcionando condições adequadas de uso e permanência alinhadas à proposta de inovação. Será um ambiente de aconchego e bem estar, oferecendo aos usuários uma experiência de inovação, conexão e troca de ideias”, explicou Camila.

Para desenvolver a proposta, a Seplan buscou inspiração em lugares que tivessem como conceito a inovação e que fomentem o uso colaborativo dos espaços. Entre eles, o Instituto Caldeira em Porto Alegre, o Vibee da Unimed, o Conexo (braço de inovação das Empresas Randon) e o instituto Hélice de Caxias do Sul.

Neste hub de inovação pública, além do laboratório exclusivo para atender projetos de inovação das secretarias de governo, serão instalados os escritórios do Pacto Lajeado pela Paz e do Programa Federal Lab 4.0, coordenados pelo governo municipal. A ideia é também trazer para dentro do laboratório empresas, cooperativas e instituições que queiram desenvolver projetos de inovação social na cidade ou região.

Enquanto a obra não está concluída, o LabiLá já está funcionando em uma sala cedida pela Unimed VTRP, localizada no prédio da entidade no Centro de Lajeado. Vários projetos do Laboratório já estão em andamento na cidade, como é o caso do Waze for Cities, projeto de parcerias público-privadas (PPPs) de Iluminação Pública Inteligente, um aplicativo para atendimento de pacientes da rede pública de saúde (que será disponibilizado nas próximas semanas), bem como projetos na área de mobilidade, educação e parcerias com o programa Pro_Move, Vibee da Univates e com o Instituto Caldeira. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui