Prefeito de Arroio do Meio assina decreto de situação de emergência em decorrência da estiagem

Conforme relatório, já foi registrada perda de mais de 60% nas lavouras de milho e 50% da safra de soja


0
Foto: Divulgação

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, assinou nesta segunda-feira (20) o decreto de situação de emergência no município. O documento foi baseado em levantamento feito pela Emater e aprovado pelo Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar), em reunião na última terça-feira (14).

Conforme relatório, já foi registrada perda de mais de 60% nas lavouras de milho tanto para grãos como silagem, somando 4.100 hectares afetados. Também foram perdidas mais de 50% das lavouras de soja, chegando a 840 hectares, além de 30 hectares de hortaliças que também foram perdidos.

Foto: Divulgação

Cerca de 450 agricultores foram afetados por perdas nas pastagens e já foi registrada uma queda de cerca de 30% na produção de leite, afetando 270 produtores. A estimativa foi de uma perda de mais de R$ 32,4 milhões, o que já deve ter aumentado consideravelmente desde o fechamento do relatório.

O prefeito Danilo Bruxel lamentou as perdas e disse que, agora, o município aguarda a homologação do Decreto para tentar buscar recursos financeiros e outros benefícios a fim de minimizar as perdas, especialmente para os agricultores. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui