Prefeito de Encantado mandará convite oficial para Eduardo Paes após repercussão mundial do Cristo Protetor

Jonas Calvi trocou mensagens com o chefe do Executivo carioca e vai enviar um convite formal para inauguração da obra, prevista para o final de 2021


0
Prefeito Jonas Calvi em frente à obra do Cristo Protetor de Encantado (Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação)

O Cristo Protetor de Encantado ganhou destaque internacional durante o final de semana, principalmente após postagens em redes sociais. O assunto foi tema em veículos de comunicação do país e também de fora, como Londres, no Reino Unido, onde recebeu manchete na BBC News. Tudo começou após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no início da tarde de domingo (11), compartilhar uma notícia sobre a obra e escrever: “Construir estátua maior é moleza! Quero é ver ter essa vista”. Em seguida, Jonas Calvi respondeu dizendo: “Vai ser um enorme prazer receber nossos irmãos cariocas aqui em Encantado. Muito obrigado pelo reconhecimento. Viva o Brasil!!”.


ouça a reportagem

 


A conversa teve sequência com o prefeito de Encantado convidando Eduardo Paes para conhecer o Vale do Taquari. Um pedido, que conforme Calvi, não ficará restrito apenas nas redes sociais. “Vamos fazer um convite oficial para que ele possa estar presente no dia da inauguração”, relata. A previsão é de que isso ocorra no final deste ano. Segundo Calvi, a ideia não é se comparar ao Rio de Janeiro, mas sim construir um novo atrativo turísticos no município. “O Rio de Janeiro continua lindo, mas o que nós queremos é mostrar o nosso Cristo Protetor que está em Encantado e que, a partir desses acontecimentos, passa a ser do mundo inteiro”, ressalta.

O prefeito de Encantado ainda explicou que, ao ficar sabendo do comentário de Eduardo Paes, em tom provocativo, procurou responder de forma amigável. “Nós não entramos em discussão, não queremos brigar, até porque quando um não quer, dois não brigam, e não há uma briga. O Rio de Janeiro é o Rio de Janeiro, e nós aqui precisamos crescer e avançar muito”, pondera. Além disso, após o acontecimento, outras brincadeiras foram postadas nas redes sociais envolvendo características da região e pontos turísticos do Rio. “Falaram que o Rio de Janeiro tem o Pão de Açúcar, então nós vamos fazer o ‘cacetinho de acuçar’; o RJ tem mar, nós vamos salgar o Rio Taquari e colocar ondas, então foram várias brincadeiras que foram surgindo e isso é muito bom”, considera Calvi.

Toda a repercussão sobre o assunto é muita positiva para região, segundo o chefe do Executivo de Encantado. “Não é somente Encantado que ganha, mas sim todo o Vale do Taquari”, destaca. Nesta segunda-feira (12), Jonas Calvi precisou reservar a manhã para atender a imprensa com contatos feitos em diferentes regiões do país. “É uma oportunidade para que possamos aproveitar e oferecer tudo o que temos aqui”, entende.

O Cristo Protetor de Encantado, que recebeu recentemente a cabeça e os braços, teve suas obras retomadas em setembro de 2020. Os trabalhos foram interrompidos em março de 2020 por conta da pandemia.

Governador do RS, Eduardo Leite, também se manifestou sobre em uma publicação (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

A obra está orçada em R$ 2 milhões e é uma iniciativa da Associação Amigos de Cristo, criada especialmente para arrecadar fundos para o monumento. A maior estrutura de Cristo do Brasil com 43 metros, deve ser inaugurada em 2021. Ele está localizado no alto da Lagoa da Garibaldi, um dos principais pontos turísticos de Encantado, que tem 23 mil habitantes.

Já o o Cristo Redentor do Rio de Janeiro é uma estátua que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, com seus 6,7 milhões de habitantes. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno, com 38 metros.

Confira também:

Jonas Calvi assumiu prefeitura em março

O até então vice-prefeito de Encantado, Jonas Calvi assumiu a prefeitura como chefe do Executivo após o falecimento do então prefeito, Adroaldo Conzatti. A posse ocorreu na tarde do dia 22 de março com assinatura de ata realizada na prefeitura, e acompanhada por familiares, servidores da administração e vereadores. Logo após, o novo mandatário se deslocou até a Câmara de Vereadores, onde foi realizada uma sessão solene e o juramento regimental. Em seu discurso, Calvi lamentou a perda do companheiro e destacou que vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui