A nova direção da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para 2017/2018 foi escolhida nesta quarta-feira (24), com a participação dos prefeitos das 496 cidades gaúchas. Foi eleita a chapa única, que tem o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann (PMDB), como primeiro secretário. A posse ocorrerá no próximo dia 6 de julho, durante o 37º Congresso dos Municípios do RS, em Porto Alegre.

Mallmann é o único representante do Vale do Taquari na diretoria, que é formada por oito gestores de siglas diferentes: PP, PTB, PSDB, PSB, PMDB, PDT, PT E DEM. “Firmamos um acordo para que todos os partidos que estão nas prefeituras pudessem ser representados”, explica o gestor. O acordo também prevê que as quatro siglas com maior número de eleitos sigam com o direito de se revezar no comando da entidade.


OUÇA A REPORTAGEM


Entre as bandeiras defendidas pelo grupo, está a transferência de recursos de emendas parlamentares diretamente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mallmann entende que as cidades “são os entes que menos recebem do pacto federativo e a parte que mais presta serviços à população”. Para ele, a entidade é fundamental no processo de debate e organização da municipalidade.

Prefeitos de oito municípios integram a diretoria eleita nesta quarta-feira. Foto: Divulgação/ Famurs

O gestor pretende utilizar o cargo de secretário para discutir os desafios regionais. “Quero debater na Famurs a proposta de concessão da BR-386, com a inclusão de pedágios. Precisamos de força política e representatividade para defender os anseios da população”, afirma. Enquanto presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), ele se diz contrário ao modelo apresentado pela União. NR

Confira a nova diretoria

Presidente

Salmo Dias de Oliveira (PP) / Rio dos Índios

1º Vice-Presidente

José Francisco Soares Sperotto (PTB) / Guaíba

2º Vice-Presidente

Evandro Agiz Heberle (PSDB) / São Jerônimo

3º Vice-Presidente

Silvânio Antônio Dias (PSB) / Três Palmeiras

1º Secretário

Carlos Rafael Mallmann (PMDB) / Estrela

2º Secretário

Luiz Felipe Brenner Machado (PDT) / Santa Margarida do Sul

1º Tesoureiro

Margarete Simon Ferretti (PT) / Nova Santa Rita

2º Tesoureiro

Eduardo Buzzatti (DEM) / Pejuçara

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui