Prefeito de Taquari confirma primeiro caso de coronavírus no município

Mulher trabalha em indústria da área da alimentação, em Lajeado, segundo o prefeito Maneco.


0

O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o “Maneco” (PT), confirmou, nesta segunda-feira (30), o primeiro caso de coronavírus no município. Conforme o prefeito, se trata de uma mulher de 26 anos, que trabalha em uma indústria da área da alimentação de Lajeado. Ela sentiu febre no sábado (28) e procurou o sistema de saúde. Foi quando coletou amostras, que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A paciente está em isolamento domiciliar, assim como seus familiares.

A mulher teve contato com outro funcionário da empresa, que está internado no Hospital Bruno Born com suspeita de Covid-19. O homem tem 37 anos e internou na noite do último sábado, com febre, tosse e dificuldade respiratória. Ele está em estado estável. Até as 17h30 de hoje a Prefeitura de Lajeado não tinha recebido o resultado do exame do homem lajeadense. A paciente de Taquari não viajou e não teve contato com pessoa que tenha ido a outro local.

O prefeito Maneco foi informado do resultado positivo pela Secretaria Estadual da Saúde por volta das 16h30 desta segunda-feira, sendo que minutos depois foi às redes sociais, através de uma transmissão ao vivo, divulgar o primeiro caso do município. A confirmação foi publicada no site do governo gaúcho por volta das 18h de hoje.

Ainda conforme o prefeito Maneco, a mulher fazia uso de transporte coletivo para ir ao trabalho, sendo que o ônibus passava, além de Taquari, pelos municípios de Tabaí, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul. Pessoas de Taquari, que eventualmente possam ter tido contato com a paciente que confirmou para a infecção, devem entrar em contato com o telefone 0800 729 0645, disponibilizado pela prefeitura.

Com o novo caso anunciado pelo prefeito, o Vale do Taquari chega a dez pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. As demais são de Lajeado (cinco), Anta Gorda (dois), Cruzeiro do Sul (um) e Estrela (um).

Dados dos pacientes confirmados na região

Lajeado

1 – Homem de 57 anos, em estado grave na UTI do HBB. Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro. Exame do Lacen: 21/03/2020.

2 – Homem de 22 anos, quase sem sintomas, isolado em casa. Voltou de viagem à Suíça. Exame do Lacen: 21/03/2020.

3 – Homem de 57 anos, com poucos sintomas, mas passa bem, isolado em casa. Voltou de viagem à Suíça. Exame do Lacen: 22/03/2020.

4 – Homem de 60 anos, estado estável, internado no HBB. Voltou de viagem à Suíça. Exame do Lacen: 22/03/2020

5 – Mulher de 48 anos, com poucos sintomas, isolada em casa. Teve contato com com um homem que testou positivo, em congresso realizado em Bento Gonçalves.

Anta Gorda

1- Homem de 33 anos, com poucos sintomas e passa bem, isolado em casa. Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro (cruzeiro diferente do paciente de Lajeado). Exame do Lacen: 24/03/2020

2- Mulher (sem idade confirmada), com poucos sintomas e passa bem, isolada em casa. Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro (cruzeiro diferente do paciente de Lajeado). Exame do Lacen: 24/03/2020

Estrela

1– Mulher de 20 anos, sem sintomas, isolada em casa. Voltou de viagem à Irlanda. Exame do Lacen: 21/03/2020

Cruzeiro do Sul

1 – Mulher de 28 anos, sem sintomas, isolada em casa. Teve contato com com um homem que testou positivo, em congresso realizado em Bento Gonçalves. Exame do Lacen: 23/03/2020

Taquari

1 – Mulher de 26 anos, com sintomas, isolada em casa. Teve contato com colega de trabalho que tem suspeita de coronavírus. Ela atua numa empresa de alimentos de Lajeado. Exame do Lacen: 30/03/2020

Texto:Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui