Prefeito Marcelo Caumo sanciona lei que regulamenta a instalação de parklets em Lajeado

Projeto de lei é de autoria da vereadora Ana da Apama (MDB)


0
Foto: Divulgação

O prefeito Marcelo Caumo sancionou nesta sexta-feira (12) o Projeto de Lei (PL) de autoria da vereadora Ana da Apama (MDB), que regulamenta a instalação de Parklets em Lajeado (Lei Municipal nº 11.148/2021). Com apenas um voto contrário, o PL foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 17 de fevereiro. Em 2019, mesmo projeto havia sido apresentado pelo poder executivo, que foi derrubado pelos vereadores.

Parklets são áreas construídas junto de calçadas, com o objetivo de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de veículos. No RS, Porto Alegre foi pioneira na instalação destes espaços.

Em suas redes sociais, a vereadora Ana da Apama manifestou seu contentamento com a aprovação do prefeito. Veja o que a parlamentar escreveu:

“É com muita alegria que informo que o Prefeito de Lajeado sancionou a lei de minha autoria que regulamenta a instalação de Parklets em Lajeado – Lei Municipal nº 11.148/2021.

Em breve poderemos contar com estes espaços públicos (construídos pela iniciativa privada, portanto sem custos ao município!) pelas ruas da nossa cidade.

Os parklets são extensões temporárias de passeio público que transformam espaços destinados à via pública em áreas de convívio e lazer para as pessoas, sendo uma plataforma equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas.

Os parklets proporcionam maior interação social, o resgate de narrativas locais e maior segurança, humanizam os bairros, incentivam o comércio e economia local, promovem uma maior oferta de espaços públicos na cidade, o uso de transportes não motorizados e a melhoria da paisagem urbana.

Texto: Caroline Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui