Prefeitos do G8 discutem problemas no abastecimento de energia elétrica e infraestrutura de turismo dos municípios

Reunião ocorreu durante a manhã desta sexta-feira (16), em Marques de Souza


0
Foto: Artur Dullius

Os prefeitos que integram o Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae-G8) estiveram novamente reunidos nesta sexta-feira (16). O encontro aconteceu durante a manhã, em uma propriedade particular da área urbana de Marques de Souza. Na pauta estiveram dois principais temas: os problemas relacionados ao abastecimento de energia elétrica fornecidos pela RGE e a infraestrutura de turismo dos municípios.

A reunião contou com a presença dos consultores de negócio da RGE, Umberto Santana e Cristiano Silva. Ambos apresentaram dados sobre a atuação da empresa na região e esclareceram dúvidas dos representantes municipais. “Dinheiro e recursos nós temos para executarmos os serviços. Estamos focando muito agora na manutenção corretiva. Depois disso, vamos nos empenhar na manutenção preventiva”, explicou Santana.

Foto: Artur Dullius

Conforme o prefeito de Cruzeiro do Sul e presidente do G8, João Dullius, o convite aos representantes se deu em razão de problemas que moradores do Vale do Taquari tem enfrentado no abastecimento de energia elétrica, especialmente em situações de intempéries. Entre os principais pontos levantados pelos prefeitos está a dificuldade que os clientes têm enfrentado para entrar em contato com a concessionária, a importância de um reforço da visão da empresa frente a população e a possibilidade de um maior número de equipes para prestar o atendimento.

“O que os representantes da RGE colocaram aqui hoje sobre a questão de projetos do governo municipal e da vegetação alta embaixo das redes é exatamente o que sentimos com os moradores dos nossos municípios, principalmente do interior. Achei interessante quando o Umberto falou que a preocupação maior deles não é a falta de energia, mas o que provocou isso. Temos que ir na raiz. Ficou bem claro que, tanto a concessionária, quanto os municípios, irão fazer essa prevenção cada vez mais”, avaliou Dullius.

Na sequência, entrou em pauta a infraestrutura de turismo dos municípios que integram o G-8. O agente de turismo Alício de Assunção destacou a importância de iniciativas que já estão sendo desenvolvidas, como o Cristo Protetor e o Trem dos Vales. Segundo ele, são projetos que irão trazer um número maior de pessoas para a região.

A reunião também contou com a fala de um represente da Nomas, Luis Marcelo Rodrigues. A empresa presta assessoria de turismo cultural, rural e de aventura. Rodrigues propôs a inclusão de uma rota ciclística entre as cidades que fazem parte do consórcio.

“O ciclismo está muito forte, então isso faz com que nós, na condição de representantes da comunidade, convocamos a população para projetarmos essa rota. Até porque o turismo e o ciclismo estão muito próximos e precisamos, cada vez mais, olharmos para outros focos”, explica o presidente do G8.

Os prefeitos voltam a se reunir no dia 26 de agosto, em Sério. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui