Prefeitos do Vale se reúnem nesta sexta com representantes do Estado e da União para avaliar estragos da enchente

Lideranças regionais buscam auxílios em recursos para superar prejuízos das cheias.


0
Rua Bento Rosa, em Lajeado (Foto: Joel Alves)

Prefeitos, vices e secretários do Vale do Taquari terão reunião na manhã desta sexta-feira (10), às 9h, na sede da Prefeitura de Lajeado, com a Defesa Civil e representantes de órgãos responsáveis do Estado e da União para discutir os impactos da enchente que atingiu a região entre esta quarta (8) e quinta-feira (9).

Por videoconferência, participará também o senador gaúcho Luís Carlos Heinze. Há a expectativa que participe também integrantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e ministérios do Desenvolvimento Regional, Infraestrutura e Cidadania, em Brasília.


ouça a entrevista

 


A reunião foi pedida pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). “A grande preocupação agora é com os prejuízos causados por essa enchente, que, em questão de 24h, são muito grandes”, avalia o presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan.

Conforme ele, a intenção é buscar recursos dos governos estadual e federal para auxiliar os municípios na recuperação dos estragos causados pela cheia. É avaliado a edição de um decreto de calamidade pública, em nível regional, para facilitar a obtenção de auxílio.

Os prefeitos da região ainda contabilizam os prejuízos. A expectativa é que, para a reunião desta sexta-feira (10), já levem dados preliminares. Kaplan cita o exemplo de Encantado, em que a maior enchente em 20 anos alagou áreas de empresas importantes do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui