Prefeitos de todo o Brasil estão em Brasília para reivindicar melhorias aos seus municípios. Para o presidente da Associação do Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (PMDB), uma das temáticas mais fortes da “20ª Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios”, é a derrubada do veto do presidente, Michel Temer, para com a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) dos cartões de crédito.


Ouça a entrevista


Atualmente, o imposto fica retido na sede da operadora do cartão. O trecho, vetado pelo presidente Michel Temer no fim de 2016, determinava que o ISS fosse recolhido no local de prestação do serviço. O Congresso tem a intenção de marcar a votação do possível veto para a noite desta quarta (17), mas não foi confirmada, segundo a assessoria do Senado.

Foto: Arquivo Rádio do Vale

“Tudo que é consumido no cartão de crédito fica na operadora que tem sede em São Paulo. Queremos mudar a lei para que o imposto fique retido na cidade que a compra foi feita”, enfatiza Mallmann. O valor destinado aos municípios seria de 2% da compra, enquanto que o valor retido em São Paulo é de 0,1%. “Com certeza, este imposto geraria uma receita muito boa para nossos municípios”, enaltece.

Mallmann destaca que a reforma tributária irá mexer com todo o pacto federativo do Brasil. “Após as aprovações, ou não, da reforma trabalhista e da previdência, entrará em pauta a reforma tributária”, explica e continua, “temos que lutar para que os municípios sejam mais contemplados, e evitar que este dinheiro fique retido em Brasília. É assim que faremos nossas cidades crescerem.”

A 20ª Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios ocorre até a quinta-feira (18). Várias cidades do Vale do Taquari estão com representantes na capital Federal: Estrela, Progresso, Santa Clara do Sul, Boqueirão do Leão, Teutônia, Fazenda Vilanova, Cruzeiro do Sul, Colinas, Arroio do Meio, Venâncio Aires, Pouso Novo e Imigrante. RG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui