Prefeitura amplia equipe e estabelece novas estratégias para o combate à dengue em Lajeado

A compra de equipamentos do tipo Ultra Baixo Volume (UBV) para aplicação de inseticida também está entre as estratégias


2
Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Para ampliar e intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e frear o avanço da dengue, um encontro reunindo as equipes de Vigilância Ambiental e Epidemiológica do município e do Estado na manhã desta sexta-feira (22). A ampliação da equipe de agentes ambientais e a compra de equipamentos do tipo Ultra Baixo Volume (UBV) para aplicação de inseticida estão entre as estratégias definidas. Estiveram reunidos o prefeito, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Demarchi e a coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Catiana Lanius.

O governo municipal se reuniu com a equipe do Estado para garantir o aumento do envio de insumos do inseticida e encaminhar a compra dos novos equipamentos UBV, mais conhecido como “Fumacê”. Atualmente, o município conta com dois equipamentos, sendo um do Estado. O governo estadual solicitou a devolução do equipamento, e por conta disso, o município encaminhou a compra de três novas máquinas.

Conforme a coordenadora a Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, com a aquisição, a ampliação da equipe e o aumento da litragem dos insumos será possível dobrar a área de atuação de aplicação do inseticida. “Para atividade atual, os insumos enviados pelo Estado são suficientes. Porém, com o aumento da equipe e da compra de novos equipamentos foi necessário garantir que teríamos inseticida suficiente. Vamos dobrar a equipe e aumentar a área de atuação e, por isso, dobra a necessidade de insumos”, explica a coordenadora.

Reunião para ampliação da aplicação (Foto: Giovane Marasca / Divulgação)

A equipe de agentes de endemias será ampliada para maior cobertura nas visitas às residências e atendimento às denúncias. Atualmente, a equipe conta com 10 agentes. O efetivo será dobrado.

Como estratégia para intensificar a atuação dos agentes comunitários de saúde, será realizada uma reunião de mobilização com toda a equipe, junto aos coordenadores, prefeito e equipe da Secretaria de Saúde do município na próxima terça-feira (26), no auditório do Hospital Bruno Born. O encontro será para orientar sobre a importância da atuação dos agentes no combate ao mosquito.

Ainda conforme a coordenadora Juliana, essas ações são para combater o mosquito já adulto. “Por isso é tão necessário o apoio da comunidade com o auxílio em ações de combate à larva do Aedes Aegypti e também na eliminação de possíveis criadouros. As ações são mais efetivas quando comunidade e Poder Público se unem”, afirma Juliana.

Ações simultâneas

A Secretaria do Meio Ambiente vai realizar a aplicação de inseticidas para combate a vetores em todas as áreas públicas do município, como parques, praças, córregos e cemitérios. Além de realizar limpeza, roçada e recolhimento de lixo destas áreas. As ações já vinham sendo realizadas e serão reforçadas na próxima semana. AI/RC

2 Comentários

  1. Já eram para ter passado veneno na cidade toda, não dá para aguentar os mosquitos, e agora é que vão comprar as máquinas para passar o veneno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui