Prefeitura de Arroio do Meio inicia obra para conter força das enchentes

Primeira etapa da construção do muro de gabião no leito do Rio Taquari iniciou na última sexta-feira (29).


0
Força das águas levou estrutura que havia sido feita por moradores (Foto: Arquivo/Natalia Ribeiro)

Buscando amenizar os danos provocados pela maior cheia em 64 anos, a Prefeitura de Arroio do Meio iniciou na última sexta-feira (29) a obra para conter o assoreamento, com o muro de gabião, no leito do Rio Taquari, no Bairro Navegantes.


OUÇA A ENTREVISTA 


 

Secretário da Fazenda e Planejamento, Valdecir Crescêncio (Foto: Jonas de Siqueira)

Segundo o secretário da Fazenda e Planejamento, Valdecir Crescêncio, a Coesul foi a empresa vencedora da obra licitada em  R$ 4,5 milhões. Em contrapartida, para dar andamento na obra, o município desembolsou cerca de R$ 400 mil. A empresa irá edificar a obra juntamente de outras empresas parceiras na execução, que dependendo das condições climáticas, tem previsão de conclusão de quatro meses. “Um projeto emblemático, o primeiro na região a cerca deste tipo de obra”, diz.

Carlos Rafael Black, coordenador da Secretaria de Planejamento (Foto: Jonas de Siqueira)

O coordenador da Secretaria de Planejamento, Carlos Rafael Black, explica que uma manta geotêxtil será utilizada para proteção e reforço. “Ela ficará entre o solo e o material arenoso. Evitando que a água leve a terra para dentro do rio”, esclarece.

Crescêncio explica que o muro de gabião será montado com pedras acumuladas em armações de aço, com oito metros de altura, sendo a base, de 1,5m, firmado dentro da água e 6,5 fora da água. Conforme ele, o muro será de 100 metros, da Rua Campos Sales – entroncamento com a Maurício Cardoso, até a unidade de captação de água da Corsan. A estrada receberá 232 metros de revestimento asfáltico para ajudar na impermeabilização.

O secretário da Fazenda e Planejamento ressalta que a ideia da construção do muro de gabião partiu de uma equipe técnica da gestão anterior. “No local, ocorre uma confluência do Arroio Grande com o Rio Taquari. É um braço da curva, a água da cheia bate reto contra o barranco e forma uma revessa, que escava a terra e desliza tudo que tiver de peso ao redor”, explica Crescêncio sobre a implementação da obra no local.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Um estudo de sondagem do solo realizado pela Geotec, empresa de consultoria ambiental, constatou que a estrutura do solo não oferece rigidez. “Há 4m de profundidade se encontrou água e 12m se encontrou solo firme”, conta.

A administração projeta a conclusão da obra para o final do primeiro semestre. ”Esperamos que o tempo permita e a empresa consiga realizar o trabalho dentro do prazo previsto”, conclui.

 

 

Texto: Jonas de Siqueira
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui